Ruff Ghanor

Ruff Ghanor

O Jovem Nerd, comandado por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, é um caso à parte no mundo do podcast brasileiro. Aparentemente, eles sabem como ganhar dinheiro. Em um episódio eles resolveram mostrar como seria a verdadeira experiência de RPG de mesa. Tinha tudo para ser um tédio colossal. Mas deu certo e gerou o personagem Ruff Ghanor, que gerou um jogo.

Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy

A história desse jogo passa por um protesto. Mas não é uma reclamação qualquer. No lançamento do game, Youtubers, influencers e outras raças pertencentes a escória da espécie humana, deixaram claro que as pessoas não poderiam comprar o game por conta das declarações transfóbicas de J. K. Rowling. Ou seja, você estaria sendo um preconceituoso, um adversário do mundo LGBT. Resultado? Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido de 2023. Ou seja, esse é o pior boicote de todos os tempos...

The Crew

The Crew

A história desse jogo passa por um protesto. Mas não é uma reclamação qualquer. No lançamento do game, Youtubers, influencers e outras raças pertencentes a escória da espécie humana, deixaram claro que as pessoas não poderiam comprar o game por conta das declarações transfóbicas de J. K. Rowling. Ou seja, você estaria sendo um preconceituoso, um adversário do mundo LGBT. Resultado? Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido de 2023. Ou seja, esse é o pior boicote de todos os tempos...

Persona 5 Tactica

Persona 5 Tactica

Qual era a tática mais usada pela Atlus? Publicar jogos de nicho japoneses, mas atualmente, é ganhar mais uns trocados com algum outro spin-off de Persona 5. Agora, em tese, por causa do fracasso de Soul Hackers 2. O que era no mínimo esperado.

Cuties Hacked Premium Edition

Cuties Hacked

0,15. É isso quanto vale um jogo? Quinze centavos. Sim, isso mesmo. Por um jogo que era, originalmente, gratuito para PS4, PC e Android. Mas que numa daquelas “promoções” de fim de ano, como a Black Fraude, digo Friday. Passou de gratuito para 15 centavos na PSN Store! Deve ser por que essa é a “premium edition”. Fala sério.

Persona 3 Reload Preview + Persona 3 The Movie

Persona 3 Reload

Persona 3 Reload será lançado no dia 2 de fevereiro de 2024. A ZeroZen, com certeza, não terá dinheiro para comprar o jogo no dia do seu lançamento. Fala sério. Afinal são 3 dígitos! Coisa muito fora do nosso patamar de Cheap Games característico. E sim, cedo ou tarde terá uma versão Deluxe com DLCs e outros badulaques. Tão cara quanto a versão “vanilla” e igualmente fora dos nossos padrões.

SMT Devil Summoner Soul Hackers 2

SMT Devil Summoner Soul Hackers 2

SMT Devil Summoner Soul Hackers foi originalmente lançado para Nintendo DS em 1997 nos EUA. Era daquele tipo de jogo, que o usuário do DS se perguntava se não ficaria melhor em outro console. Bem, suas preces foram ouvidas: Soul Hackers 2 foi lançado para o PS4, mas o resultado final não foi exatamente o esperado.

Goodbye Volcano High

Goodbye Volcano High

Acredite quem quiser, esse jogo estava na lista dos lançamentos do PS5. Sim, foi um dos games mostrados em destaque pela Sony no evento “Future of Gaming” em junho de 2020. Mas não tem nada de nova geração. Goodbye Volcano High é, na verdade, uma visual novel desenvolvida pela KO_OP.

Marvel's Avengers

Marvel's Avengers

A ZeroZen vai fazer uma resenha inédita sobre um jogo morto e enterrado. Marvels Avengers acabou, foi liquidado pela sua falta de competência e ganância desenfreada. Foi um fracasso monumental. Tanto que terminou delistado, ou seja, não pode mais ser comprado em nenhuma loja digital. Pelo menos não há o risco de alguém ainda querer comprar esse game.

Saints Row 2022

Puzzle Quest 3

O sucesso de Grand Thef Auto no PS2 gerou muitas franquias paralelas, que tentavam imitar ou copiar o game da Rockstar. Com resultados quando muito pífios. Vide o caso Saints Row. Logo, Saints Row para o PS4 seria um reboot, desnecessário, que ninguém queria ou pediu. Resultado? Levou o “estúdio” à falência. No mínimo merecida.

Hero Must Die. Again

Puzzle Quest 3

Esse é um jogo japonês da gema. Tem uma premissa interessante e uma realização nem tanto. O jogo começa com a morte do herói. Sim, isso mesmo: morte. Quem não jogou um RPG ou JRPG e morreu no chefão final? Várias vezes? Pois esse jogo é o que acontece depois que você morreu. Por isso a premissa desse jogo é no mínimo peculiar.

Puzzle Quest 3

Puzzle Quest 3

Puzzle Quest 3 é um jogo de “match-3” gratuito, porém e esse é um grande porém: ele é multi-transacional. Não chega a ser do tipo que no meio de uma partida vá interromper tudo para lhe oferecer uma oferta qualquer. Mas é chato como todo jogo multi-transacional.

PGA Tour 2K23

PGA Tour 2K23

Deve haver uma franquia de jogos eletrônicos para cada esporte no mundo, com exceção talvez de handball. Não. Aparentemente alguém já pensou nisso. Inclusive teve um na época do PS2. Mas quem gosta de handball? Ao contrário de golfe. A Sony adora golfe.

Diablo IV (Server Slam, ou melhor slap)

Diablo IV (Server Slam)

Nunca existem servidores suficientes para uma edição de teste GRATUITA. É preciso dizer mais alguma coisa? Diablo IV é um jogo frustrante? Não sabemos ainda. Não conseguimos sequer nos conectar. Talvez não seja. Mas a total falta de servidores: é!

Persona 4 Golden

Persona 4 Golden

Persona 4 foi originalmente lançado para o PS2 em 2008. Foi a consolidação do formato estabelecido em Persona 3. Era melhor em vários aspectos, técnicos em especial, e de certa forma consolidou a franquia. Foi inclusive, por muito tempo, o exemplar da série mais bem sucedido. Até, basicamente, o lançamento de Persona 5. O que faz algum sentido.

Immortals Fenyx Rising

Immortals Fenyx Rising

O jogo que todo mundo esqueceu, inclusive a ZeroZen. Acredite se quiser a ZeroZen tinha um exemplar de Immortals Fenyx Rising para resenhar desde 2020! E não resenhou ou jogou o jogo. Para não dizer que não escrevemos nada sobre tem uma “resenha” nos “jogos nem tão baratos assim 29”. E acreditem: três linhas são mais do que suficiente.

Bloodrayne Revamped

Bloodrayne Revamped

Outra franquia oriunda do PC, essa há muito esquecida, mais sobre isso depois. Ganha uma versão para o PS4. Detalhe: essa é outra dessas versões raiz: até aqueles problemas nos controles, que tornavam o jogo praticamente injogável para PC estão de volta! E foram convertidos para o PS4. Parabéns! Aos envolvidos.

Persona 3 Portable Remastered Edition

Persona 3 Portable

Persona 3 foi lançado originalmente em 2006! E a versão portable em 2009. E finalmente, agora, em 2023, para o PS4. Poderíamos parar por aqui, mas obviamente isso não vai acontecer.

Resident Evil 4 Remake

Resident Evil 4 Remake

A franquia Resident Evil não andava muito bem das pernas na época do lançamento de Resident Evil 4 (2005). Afinal, depois do fracasso de Resident Evil 3 a CAPCOM precisava descobrir uma fórmula mágica para manter a franquia viva, por mais algum tempo, ou indefinidamente.

Stray

Stray

Você quer impressionar sua namorada com o jogo do gatinho da Sony? A ZeroZen está aqui para ajudá-lo. Vá de: Cat Quest. 1 ou 2, tanto faz. E admita logo de cara que você não tem dinheiro para jogos de TRÊS dígitos! Que negócio é esse?

Anthem: Edição Standard

Anthem: Edição Standard

O incauto Zeronauta já viu um jogo do Playstation ser vendido com a seguinte proposta: Economize 97%? Sério. Anthem só vale 3%! Já a ZeroZen recomenda: economize 100% e não compre essa tranqueira. Como já falamos antes: Anthem é um desses jogos que não valem o espaço ocupado no seu HDD.

The Diablo 2 Resurrected, Mesmo!

The Diablo 2 Resurrected

Depois de uns dois ou três patches Diablo 2 Resurrected está finalmente funcionando para o PS4. Valeu a espera? Sinceramente não.

God of War: Ragnarok

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge

God of War: Ragnarok é o ápice, o pináculo do jogo de historinha. A Sony sempre teve o desejo de contar histórias cinematográficas nos games do Playstation. Mas a verdade é que ela algumas vezes errava feio e em outras errava pior ainda. Só que acertou em God of War (2018) e conseguiu repetir a dose em God of War: Ragnarok.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge é um beat 'em up das antigas. Esqueça comandos complexos, ou ter de apertar seis botões ao mesmo tempo para dar um simples golpe. Esqueça roteiro instigante com várias surpresas. É uma experiência simples, mas bem feita. E isso, nos tempos atuais, não é pouca coisa.

The Diablo 2 Resurrected, But Still Dead

The Diablo 2 Resurrected

Diablo 2 é um jogo antigo. Se o incauto zerozauta teve um Windows XP possivelmente já deve ter jogado Diablo 2. Ou mesmo, quem sabe, lido a resenha da ZeroZen sobre Diablo II, em priscas eras. No tempo da Internet discada.

The Quarry

The Quarry

Você tem saudades daqueles “adventures” do final dos anos 90? Com muitos diálogos e nenhuma ação? Estamos contando uma estória séria aqui! Não se atreva a se divertir! Pense bem, você poderia estar lendo um livro!

Alex Kidd in Miracle World DX

Alex Kidd in Miracle World DX

Embora seja difícil de acreditar, Alex Kidd in Miracle World foi um jogo importante no Brasil. Ele se tornou famoso por vir junto com o Master System. Sim, isso mesmo. Aquele console da Sega que fez muito sucesso por aqui. Alex Kidd é um Jogo de plataforma em 2D, semelhante ao Super Mario Bros. da Nintendo. Ou seja, ele foi a porta de entrada de muita gente para o mundo dos games. E isso explica muita coisa. Aliás, explica praticamente tudo.

Horizon Forbidden West

Horizon Forbidden West

A Sony estava tranquila e confiante. O lançamento de Horizon Forbidden West seria um sucesso retumbante. O jogo anterior Horizon Zero Dawn demorou para ganhar status de franquia milionária, mas acabou sendo beneficiado pela pandemia. Foi um dos brindes da iniciativa Play At Home. Tudo indicava um futuro brilhante para Aloy. Até ela ser atropelada por Elden Ring.

eFootball 2022

eFootball 2022

O incauto zeronauta se lembra do Actua Soccer? Não? Bem, ele era uma alternativa barata e ordinária para o FIFA no século passado. Nunca foi grande coisa, mas manteve-se fiel a sua proposta inicial. Resultado: desapareceu depois de algum tempo. E não deixou ninguém na saudade. Mas não se desespere. Agora existe: eFootball 2022 que é um substituto tão medíocre quanto e barato, ênfase no barato...

Hades

Hades

Hades é um hack slash, Diablolike e roguelike. Entenderam? Ok, essa merece alguma explicação para mirins: Hades é em essência um hack and slash ou slacker como Diablo, porém roguelike. Melhorou? Essa é uma pergunta retórica.

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima, desenvolvido pela Sucker Punch Productions, é o terceiro jogo ocidental a receber nota 10 na revista Famitsu. É um feito raro. Será que a antiga produtora de Infamous realmente conseguiu algo tão incrível assim? Spoiler para quem tem pressa e não gosta de ler textão: não.

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption, ou melhor, Red Neck Redemption faz parte da trilogia de babaquices americanas: faroeste, mafiosos e adolescentes rebeldes. Todos já cobertos pela Rockstar. O que falta agora? Alguma coisa no espaço? E convenhamos de ficção o pessoal da Rockstar entende bem...

Postal Redux

Postal Redux

Postal é um jogo antigo. Mas mesmo assim é DZ!! Depois da ZeroZen. Resenhado em, talvez, 1998. Realmente não fazemos a menor idéia... Era naquela época, século passado, um jogo curioso. Hoje é apenas bobinho. Então, refazê-lo para o PS4. Ou para as novas gerações. Seria algo no mínimo questionável. Certo?

Sifu

Sifu

A ZeroZen gostaria muito que em algum momento o game Sifu fosse escolhido para ser um dos jogos da PS Plus. O motivo? Entrando no modo 5ª série: A gente poderia dizer que a Sony deu Sifu. Logo, a Sony Sifu deu. Enfim, depois de feita a piada obrigatória sobre esse jogo da desenvolvedora francesa Sloclap resta uma pergunta: ele vale ou não a pena?

Quake Remastered

Quake Remastered

O incauto zeronauta talvez tenha jogado, em priscas eras, Quake da id Software. Quem sabe num pentium II, com 128 de RAM no Windows 95. Usando uma Voodoo 2 de placa aceleradora! E achado aquilo o máximo. Agora se prepare para uma decepção...

Spiderman: Miles Morales

Spiderman: Miles Morales

Ao contrário do que o título do jogo indica, o verdadeiro herói do jogo não é o Miles Morales. Quem domina todas as ações do game da Insomniac é o Ray (no caso, o Ray Tracing). Por que somente se você for um fanático desesperado por testar essa nova tecnologia a compra de um jogo tão caro - com tão pouca duração - se justifica.

Persona 5 - Strikers

Persona 5 Strikers

Persona 5 Strikers é uma continuação direta da versão “vanilla”, ou digamos original de Persona 5. Caso o incauto zeronauta não seja do ramo. Inclusive ignora totalmente os acontecimentos de Persona 5 Royal.

Cuphead

cuphead

Uma coisa precisa ficar clara: Cuphead é um jogo sobre vingança. O game originalmente concebido pelos irmãos Chad e Jared Moldenhauer, fundadores do estúdio independente StudioMDHR, é uma homenagem aos desenhos animados dos anos 1930, em especial os criados pelo Fleischer Studios. Mas o jogo exala raiva, frustração e amargura. Por quê? Digamos que o Diabo mora nas canecas, digo, nos detalhes.

Death Stranding

Death Stranding

A indústria de games é hoje mais lucrativa que a cinematográfica, por isso muita gente que não conseguiu fazer um filme acredita que pode agora fazer um game. Death Stranding é um bom exemplo disso...

PGA Tour 2K21

PGA Tour 2K21

Pessoal do MST, ainda deve ter algum por aí, vocês sabem qual seria um bom lugar para fazer reforma agrária? Campos de golfe! Um bom exemplo de terra improdutiva. Diga-se de passagem, golfe não é um esporte. Passatempo de gente rica é uma definição mais apropriada. Diga-se de passagem, PGA significa “Professional Golfers Association”. Alguma relevância? Não, nenhuma...

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster

Nocturne, também conhecido como Shin Megami Tensei 3, foi remasterizado depois de quase vinte anos!!! E finalmente ganhou uma versão HD para o PS4 e o PS5. Meio tarde para isso? Com certeza.

Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn

Por que a ZeroZen levou tanto tempo para fazer uma resenha de Horizon Zero Dawn? Será que foi graças a Sony finalmente colocar um preço acessível no game (ou seja, de graça)? Enfim, a Guerrilla Games percebeu o óbvio. As pessoas gostam de matar dinossauros. Se é para extinguir uma espécie pode contar com os humanos, estamos trabalhando a cada dia para destruir o planeta.

Spectrewoods

Spectrewoods

Este é um jogo curto, que conta uma história muito curta. Não é óbvio? Existem os “Trash movies”, filmes tão baratos que são involuntariamente engraçados. Está na hora de instituirmos o conceito de “Trash games”: jogos tão ruins que é melhor rir para não chorar na hora de pagar um dígito por eles.

Control

Control Remedy Entertainment

Qual é a dificuldade que um jogo precisa? Quando é que o desafio deixa de ser divertido para se tornar frustrante? Se você joga Dark Souls não precisa responder. Sua vida já é triste demais. Mas essa é uma resenha sobre Control. O trabalho da Remedy Entertainment chegou a ser indicado para Game of The Year, mesmo assim vendeu abaixo do esperado. E tudo por causa da dificuldade exagerada e do sistema de combate inovador, mas irritante.

Persona 5 - Royal

Persona 5 Royal

Muitos mirins se surpreenderam com o sucesso de Persona 5. Talvez esses mirins não soubessem onde estavam se metendo. Porém tirando algumas “japanices”, babaquices japonesas, caso não captaram a mensagem... Persona 5 era, na verdade, bastante fiel à franquia. Incluindo suas idiossincrasias.

Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077

Vocês têm ideia do quanto um jogo tem que estar “baleado” para ser retirado da venda na PSN pela Sony? Vocês já viram nossa seção Cheap Games? Pode-se concluir, sem muito esforço, que o controle de qualidade da Sony não é muito meticuloso.

Persona 5

Persona 5

Persona 5 foi lançado em 2016 no Japão, e em 2017 no resto do mundo. E só agora, em 2020, a ZeroZen resolve resenhar o jogo. Levamos menos tempo para resenhá-lo do que a Atlus para fazê-lo... O que, obviamente, significa menos que nada...

Por que o roteiro de The Last of Us 2 é um lixo

The Last of Us 2

Antes de mais nada, esse é um texto repleto de spoilers. Tanto do primeiro como do segundo jogo. Então, se você quer mesmo jogar The Last of Us (vale a tentativa) e The Last of Us 2 (Deus tenha piedade da sua alma) fuja daqui para Miami como fez o ex-ministro Weintraub. Agora, quem já terminou ambos os games vai ter a resposta definitiva sobre o motivo pelo qual o roteiro de The Last of Us 2 é um lixo.

The Last of Us II

The Last of Us 2

Sete anos de espera para isso? The Last of Us II é um equívoco monumental. É uma história de vingança que valoriza o jogador que é furtivo. Não faz sentido. O game deixa claro que a ideia é matar "até o último deles". Ora, alguém acha que o Charles Bronson em Desejo de Matar iria trucidar punks em modo stealth? Claro que não (detalhe: ele usa até uma bazuca). Se a Naughty Dog queria ganhar dinheiro dizendo que a vingança não vale a pena era melhor ter lançado um CD com músicas budistas...

Knack 1 e 2

Knack 1 e 2

Knack é um jogo que faz parte da história da Sony. Não que mereça. Por que, acredite quem quiser, o sujeito que comprou um PS4 na data de lançamento, ou seja no distante ano de 2013, recebeu uma cópia do game instalada no HD do console. Horas em uma fila mais uma tonelada de dinheiro para ter o direito de jogar Knack? Isso não poderia dar certo. E não deu. Quatro anos depois houve uma continuação e mais uma uma vez o game fracassou. A ZeroZen vai mostrar como um potencial mascote do PS4 terminou na fila do seguro desemprego.

God of War 4

God of War

Sejamos sinceros, Kratos nunca foi um sujeito muito esperto. Ele basicamente foi um peão na mão do deuses do Olimpo. Afinal de contas, ele é o Deus da Guerra e não o Deus da Inteligência. Depois de uma série de jogos, com bons gráficos e roteiros medíocres, a franquia perdeu a força e o personagem tinha tudo para cair no esquecimento. Até que um sujeito Cory Barlog teve uma ideia para um novo jogo do fantasma de Esparta.

The Last of Us - a crítica remasterizada

The Last of Us Remastered

Como é possível que o jogo sobre um catador de lixo e uma adolescente mutante seja considerado o melhor da sua geração? The Last of Us é mesmo o melhor jogo de todos os tempos? Spoiler: não, mas de jeito nenhum. A ZeroZen resolveu fazer a primeira crítica remasterizada da internet brasileira. Vamos analisar as principais resenhas sobre o game e provar que todas estão erradas.

Tom Clancy's The Division 2

Tom Clancy's The Division 2

Acredite quem quiser, esse jogo terminou como um dos mais vendidos no mês de fevereiro na PSN. O motivo? Inacreditáveis 95% de desconto no preço. Sim, essa foi uma rara oportunidade de pegar um game triple A por um dígito. O que, é claro, já depõe contra a qualidade do jogo. Mas, como não tá fácil pra ninguém, The Division 2 voltou ao centro das atenções.

Fallout 76

Fallout 76

Uma guerra nuclear entre China, URSS e Estados Unidos acabou com o planeta. Essa já é uma premissa fraca. Ameaça vermelha? Guerra nuclear? Em que século estamos? Fala sério, morcegos com bacon são muito mais eficientes! Fica a ideia para o covid-76! Bethesda faça acontecer...

Resenhas Econômicas: Playstation Hits Parte 2

Playstation Hits

Nessa quarentena nós escrevemos 40 textos e jogamos videogames e era isso. Já foi mais do que muita gente fez, especialmente do governo...

Final Fantasy VII Remake

Final Fantasy VII Remake

Bem, depois de muitas tentativas a Square Enix, finalmente, resolveu refazer Final Fantasy VII, que definitivamente não envelheceu muito bem. E talvez tenha criado o remake mais remake de todos os tempos...

The Unknown City (Horror Begins Now... Episode 1)

The Unknown City (Horror Begins Now... Episode 1)

Sim. O horror começa agora. Mais especificamente no momento que você comprou esse game. E as coisas só pioram depois que você começar a jogar pela primeira vez.

Tomb Raider Trilogia

Tomb Raider Definitive Survivor Trilogy

Tomb Raider quem se importa? Sério. Lara Croft foi a musa poligonal de uma geração. Mas uma quantidade inacreditável de jogos ruins acabou por diminuir o impacto para as novas gerações. Foi então que Crystal Dynamics e a Square Enix resolveram contar a história de novo. A ZeroZen estava em seu hiato sabático e não comentou os jogos. Então, é hora de fazer três pelo preço de um. Ah, depois de terminar os três jogos só resta a ZeroZen dizer uma única coisa: Tomb Raider quem se importa?

Marvel's Spiderman PS4

Marvel's Spiderman PS4

Marvel's Spiderman é o melhor jogo do Homem Aranha. Mas isso não significa muita coisa. Até por que a quantidade de jogos horríveis estrelados pelo cabeça de teia é imensa. Mas a produtora Insomniac (de Ratchet & Clank) fez o dever de casa. Basicamente copiou tudo que já sido tinha feito antes, mas acrescentou bons gráficos e uma história minimamente aceitável.

Borderlands - Game Of The Year, PS4

Borderlands - Game Of The Year, PS4

Jogo do ano? Mas qual? Borderlands foi lançado em 2009 para PC e em 2010 para o PS3. E em 2011 ganhou uma versão G.O.T.Y. com todos DLCs para PC, XBOX e o PS3. E em 2019 essa versão foi relançada para o PS4 e finalmente resenhada pela ZeroZen. Não faz muito sentido, mas é isso aí.

Catherine Full Body

Catherine Full Body

O game foi lançado originalmente para o PS3 em 2011 no Japão, mas só chegou por aqui em 2012. Catherine foi um dos poucos jogos originais do console, digo “original IP”. O que explica muita coisa.... Agora é relançado para o PS4 como “Catherine Full Body”, uma versão ampliada e, digamos, mais acessível do game.

Borderlands 3

Borderlands 3

A ZeroZen devia ter feito uma resenha do primeiro Borderlands em 2010, mas não rolou. Pra compensar resenhamos agora o terceiro para o PS4. O que é melhor que nada. Ou quase.

Anteriores »

Acervo de Análises