Quake Remastered
O incauto zeronauta talvez tenha jogado, em priscas eras, Quake da id Software. Quem sabe num pentium II, com 128 de RAM no Windows 95. Usando uma Voodoo 2 de placa aceleradora! E achado aquilo o máximo. Agora se prepare para uma decepção...
Imagine jogar aquele mesmo jogo, o original, num PS4 ou PS5! Sim, Quake foi remasterizado para as novas gerações. Porém, a coisa toda não saiu como o esperado. Se prepare para ter um choque da passagem de tempo. Acredite não estamos falando dos gráficos ou de qualquer avanço tecnológico.
A verdade é que Quake parece ter levado um choque elétrico! Esse não é apenas um Quake remasterizado! Mas sim, acelerado. Tudo que era lento e sombrio no jogo original ganhou um ritmo, digamos, mais frenético nessa versão remasterizada. E isso não é necessariamente algo positivo. É como botar um motor de Ferrari num Fusca.
A comparação não é boa. Assim como essa remasterização! Milênios, o Fusca era um carro popular feito pela Volkswagen (google it, tem até nazistas nessa história!) de muito sucesso no Brasil século passado.
Quake foi, originalmente, lançado em 1996! Ou seja, é AZ (antes da ZeroZen). Isso deve significar alguma coisa, mas não temos certeza o quê...
Diga-se de passagem, essa versão remasterizada vem com os dois pacotes de expansão originais: "The Scourge of Armagon" e "Dissolution of Eternity". Mais duas expansões extras desenvolvidas pela MachineGames: "Dimension of the Past" e "Dimension of the Machine". Que ninguém pediu, estava bom assim...
Com Quake os desenvolvedores aperfeiçoaram a técnica de “com um caixote grande + um caixote pequeno” se cria um mapa, dungeon ou ambiente. A partir desse esquema muitos jogos foram feitos. E adivinha! Eles não envelheceram muito bem! Vide Quake.
Quake era um bom jogo? Sim. Até a ZeroZen admite isso. Porém era bom em 1996! E esse é um detalhe importante. Nem toda “Anti-aliasing” do mundo é suficiente para barrar a passagem do tempo...
Agora, vamos deixar uma coisa bem clara: jogar Quake à 60fps, quiçá 40fps, é demais é exagerado! Não era assim que ele era jogado no século passado! E como já dissemos antes e, várias vezes: toda mudança é para pior.
Essas remasterizações são como um uniforme novo para o mesmo prisioneiro. Sim, já usamos essa antes. Mas ainda está valendo. É como se a ZeroZen resolvesse, depois de vinte anos, revisar seus textos, escritos no século passado. Poderíamos corrigir algo, melhorar o layout coisa e tal. Mas no fundo continuaria sendo o que era! E esse é o problema...
P.S.1:Agora alguém, por acaso, se lembrava que Quake tinha trilha sonora de Trent Reznor do NIN? Zeronautas acreditem! Nós tínhamos uma vaguíssima idéia disso. Milênios, o Nine Inch Nails(NIN), era uma banda de rock “industrial”, mais para eletrônico, que fez algum sucesso no final dos anos 90. Quando vocês, possivelmente, nem eram nascidos! Mas os seus pais eram e talvez conhecessem. Perguntem para eles... Ou não.
P.S.2: Não pense que não desabilitamos a opção “Always Running” que vem habilitada desde o início do jogo. Desabilitamos e não adianta nada.
Pros: É o Quake original remasterizado!
Contra: É o Quake original acelerado! O pessoal dessa época envelheceu, tem seqüelas da passagem do tempo e não vai gostar disso! Captaram a mensagem?