Persona 5 Tactica
É 2 de fevereiro de 2024, dia do lançamento mundial de Persona 3 Reload. O incauto zeronauta pensava que ia ter uma resenha do jogo na ZeroZen? Não vai rolar. Então vamos apelar para uma de Persona 5 Tactica mesmo. Foi o que se pode arranjar.
Qual era a tática mais usada pela Atlus? Publicar jogos baratos japoneses no ocidente. Mas atualmente, é ganhar mais uns trocados com algum outro spin-off de Persona 5. Agora, em tese, por causa do fracasso de Soul Hackers 2. O que era no mínimo esperado. Eles já estão ficando sem idéias? Sim, com certeza.
Essa talvez seja a premissa de Persona 5 Tactica. Mais um spin-off caça-níqueis, agora por um gênero de jogo, que nunca fez realmente parte da franquia Persona.
Persona 5 Tactica é um RPG tático(TRPG), cujo gameplay difere totalmente dos outros jogos da franquia. Seus inimigos, agora, não têm mais fraquezas ou nada no gênero. O negócio agora é tático! Ao menos o combate é por turnos. Ao contrário de Persona 5 Strikers.
Os personagens foram infantilizados, ou melhor diminuídos. Por alguma razão. Digamos, para ficarem mais “chibi”(personagens pequenos). O que é no mínimo estranho. Já que um RPG tático, não é exatamente um tipo de jogo que atraia crianças. Mas esse é o menor de seus problemas...
A longa introdução, com muitos tutoriais e explicações cansativas. Servem apenas para travar ou desacelerar completamente a ação do game, ao ponto de realmente irritar o jogador.
Tactica conta uma história nova também e que não tem praticamente nada a ver com Persona 5. De alguma forma os Ladrões de Corações se envolvem no combate a um regime ditatorial imperialista. Afinal, você precisa ter impérios para fazer um RPG tático. Assim temos três reinos. E os Ladrões de Corações ajudam a “revolucionária” Erina a vencer o regime opressor.
Mesmo com algumas idiossincrasias, Tactica funciona de alguma forma. Mas abre um pressuposto perigoso. Logo poderemos ter jogos de estilos diversos de Persona 5. Corrida? Pode ser. Estratégia? E por que não? Ping Pong? Qualquer coisa.
Esse é um subproduto passável? Talvez. Mas já está na hora de pensar em Persona 6. E parar de requentar a franquia pela enésima vez.
Persona 5 Tactica está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox, Nintendo Switch e PC.
Prós: Mais Persona.
Contra: Persona 6 vai sair ou tá difícil?
Confira também nossas resenhas de: