Alex Kidd in Miracle World DX
Embora seja difícil de acreditar, Alex Kidd in Miracle World foi um jogo importante no Brasil. Ele se tornou famoso por vir junto com o Master System. Sim, isso mesmo. Aquele console da Sega que fez muito sucesso por aqui. Alex Kidd é um Jogo de plataforma em 2D, semelhante ao Super Mario Bros. da Nintendo. Ou seja, ele foi a porta de entrada de muita gente para o mundo dos games. E isso explica muita coisa. Aliás, explica praticamente tudo.
Afinal de contas, se você era um adolescente imberbe e jogou Alex Kidd in Miracle World no Master System, uma coisa precisa ficar clara. Você começou errando feio. Desperdiçou horas e mais horas da sua vida em um game muito ruim. Tudo por que não pediu um NES de Natal. A partir daí, a vida deve ter sido uma sucessão de equívocos. É por isso que você acha que LOL, DOTA ou Fortnite são o ápice do mundo gamer...
Por isso, a ZeroZen resolveu fazer uma resenha de Alex Kidd in Miracle World DX. A trama do jogo é simples. Um sujeito chamado Janken, o Grande derrotou o rei da cidade de Radaxian. Não satisfeito, ainda sequestrou o filho do monarca, que se chama Egle, e sua noiva, a princesa Lora. Então, na falta de alguém melhor, a bronca sobra para Alex Kidd.
O herói precisa salvar a dupla e acabar com o vilão. No caminho acaba descobrindo que ele é um sujeito muito nobre em todos os sentidos. O problema é que Alex Kidd in Miracle World DX repete os mesmo erros do original só que com gráficos mais bonitos. Por que o jogo do Master System era absurdamente difícil pelos motivos errados. É quase que o ápice do pulo do pixel perfeito.
A precisão necessária é ridiculamente absurda. E os controles seguem tão ruins quanto na versão original. Do nada, o personagem desliza um milímetro e vai morrer em uma estaca. Aliás, basta que um inimigo encoste em Alex Kidd e pronto. Ele não cai no chão simulando uma lesão como o Neymar. O herói morre imediatamente. Mais ainda se o jogador perder todas as vidas, é levado de volta para o início da fase. Como desgraça pouca é bobagem, perde todos os itens e até mesmo o dinheiro coletado!!
Alex Kidd in Miracle World DX segue sendo irritantemente punitivo. Para compensar, o jogo tem uma opção que permite vidas infinitas. Ainda assim, não pense que essa é uma daquelas platinas fáceis. Para começar, as batalhas contra os chefes são no estilo Pedra, Papel e Tesoura, ou Jan-ken-pon. Cada um dos comandantes de Janken, o Grande, desafia o jogador para uma melhor de três. Em caso de derrota, perde uma vida. Porém, a ordem utilizada pelos inimigos será sempre a mesma. Isso, pasmem, não foi alterado na nova versão. Então, basta utilizar a seguinte sequência:
Gooseka - Pedra, Tesoura.
Chokkinna- Tesoura, Papel.
Parplin - Pedra, Tesoura.
Gooseka (segunda aparição) - Papel, Papel.
Chokkinna (segunda aparição) - Pedra, Pedra.
Parplin (segunda aparição) - Pedra, tesoura.
Janken - Papel, Papel.
Curiosamente, existe também uma fase secreta. No início da terceira fase (Lake Fathom) existe um polvo vermelho. Seus tentáculos são formados por bolas. Acerte todas e derrote o animal. Logo em seguida, chegue perto do vaso em que ele estava sentado. Então, mova o direcional para baixo e pronto! Surge uma fase secreta. A boa notícia é que uma quantidade de dinheiro estará disponível para ser coletada. Isso vai deixar as compras nas lojas bem mais acessíveis.
Honestamente, essa é mais uma remasterização que não precisava ser feita. O pessoal da Merge Games/Jankenteam se esforçou em algo que no fim das contas não valia a pena. Isso é fácil de perceber apertando R2 ou RT. Ao fazer isso, é possível alternar entre os novos gráficos e o jogo original. O visual de um jogo de 40 anos atrás está totalmente defasado. É algo sem brilho, sem criatividade. Mas se você pegar alguns jogos do NES, os gráficos ainda se mostram relevantes e inspiradores de uma centena de jogos.
Enfim, Alex Kidd in Miracle World DX é ruim, tosco, irritante e altamente punitivo, mas com bons gráficos. Alex Kidd in Miracle World é ruim, tosco, irritante e altamente punitivo com gráficos muito ruins (mesmo para a época). Se você teve um Master System com ele instalado no sistema é um caso típico de CCE (comecei comprando errado).
Prós Bons gráficos
Contra Jogabilidade irritante Controles ruins Remasterização inútil e desnecessária