Goodbye Volcano High
Acredite quem quiser, esse jogo estava na lista dos lançamentos do PS5. Sim, foi um dos games mostrados em destaque pela Sony no evento “Future of Gaming” em junho de 2020. Mas não tem nada de nova geração. Goodbye Volcano High é, na verdade, uma visual novel desenvolvida pela KO_OP. Essencialmente é um gênero de jogos para quem não sabe jogar. Só que a história de dinossauros antropomórficos tentando montar uma banda de rock, é também a crônica de um fracasso anunciado, que envolve até mesmo pornografia envolvendo Harry Potter!!
Antes que o atilado leitor da ZeroZen nos acuse de sensacionalismo, vale a pena notar que a escritora do Goodbye Volcano High, Kate Gray, trabalhou anteriormente no Kotaku como jornalista de 2018 a 2019. Mas acabou partindo em busca de novos desafios. O motivo? Bem, ela escreveu um artigo em setembro de 2019 que causou alguma controvérsia. Afinal de contas, a matéria continha imagens de pornografia infantil. Entrando em detalhes: pornografia envolvendo Harry Potter! É isso que acontece quando as pessoas publicam na internet sem a supervisão de um adulto...
Essa questão acabou se tornando central em Goodbye Volcano High. Basicamente, a protagonista do game, Fang, é um ser não-binário. Ela também seria um réptil, mas essa questão não parece ser uma das preocupações do roteiro escrito por Kate. O foco são as relações queer.
É... A Sony tem uma ideia muito estranha de quem são os compradores de PS5...
Porém, a regra de que tudo que está ruim ainda pode piorar, vale muito para Goodbye Volcano High. O game é tão ruim - e irritou tanto as pessoas - que inspirou uma paródia. Sim, um grupo de desenvolvedores perdeu tempo para fazer Snoot Game. O site diz que o jogo foi “desenvolvido como uma crítica aos personagens do Goodbye Volcano High”.
Em Snoot Game, o protagonista de Fang é retratado como um adolescente confuso. Dependendo das escolhas do jogador durante todo o jogo, é possível convencê-los a parar de se identificar como não-binário até o final do jogo e iniciar um relacionamento. Nos dois finais em que isso não acontece, Fang comete um tiroteio violento em massa na escola antes de tirar a própria vida ou se torna um acidente viciado em drogas vários anos depois.
Falta sutileza? Claro. Mas o incrível é que Snoot Game consegue ser melhor que o material original. E isso dá uma ideia da ruindade de Goodbye Volcano High!
Agora é preciso explicar - para quem nunca jogou uma visual novel - as regras do gênero. Em primeiro lugar, é preciso ler uma tonelada de textos. Até que o personagem principal tenha de tomar uma decisão. Na grande maioria das vezes isso afeta diretamente o final. Isso gera muitas vezes vários desfechos. Ou seja, é preciso jogar inúmeras vezes para ver todas as possibilidades da história.
A história de Goodbye Volcano High é estúpida. Não há nenhum problema em abordar temas LGBT (a ZeroZen sabe que a sigla é maior, mas a gente precisa terminar essa resenha ainda hoje). Mas isso é feito de uma maneira profundamente idiota, com a profundidade de um pires.
O jogo narra a vida de Fang, um Pterodáctilo não binário, durante o seu último ano no ensino médio. Ele está sempre ao lado do seu grupo de amigos mais próximos, Trish e Reed. Juntos eles formam a banda Worm Drama. Recentemente, conseguiram um lugar numa das audições de bandas mais importantes da região, a "Battle of The Bands". O vencedor terá a oportunidade de se apresentar perante milhares de pessoas no Caldera Fest. Para Fang, a única certeza na sua vida é a música. O seu futuro não passa por salas de aula universitárias. O objetivo é sair em turnê e tocar em todos os festivais possíveis.
Até aí, tudo bem. O detalhe é que a população é alertada sobre um potencial asteroide que está prestes a atingir o planeta. Mas os cientistas discordam sobre o seu ponto de impacto. Será que realmente atingirá a Terra? Ou a catástrofe será evitada? Para Fang, vale a pena fazer todos esses planos de carreira quando o fim pode estar próximo? A resposta é não! De jeito nenhum! Nenhuma banda de rock vale mais do que um planeta inteiro. Isso é uma estultice. E ninguém parece estar muito preocupado com a ameaça. Às vezes tudo parece uma versão bizarra do filme "Não Olhe Para Cima".
Mesmo com um roteiro tão capenga, que ignora uma potencial ameaça, Goodbye Volcano High consegue ser ainda pior como experiência. Por quê? Bem,as decisões tomadas pelo jogador no fim das contas não importam. Isso é um pecado mortal em uma visual novel. Acredite quem quiser - e isso é mesmo incrível - Goodbye Volcano High só tem um final!! Sério. Alguém na KO_OP alguma vez jogou uma visual novel na vida?
Vale destacar que ao longo dos 8 episódios, o grupo de Fang se apresenta uma meia dúzia de vezes. A jogabilidade então se transforma em um jogo de ritmo (algo na linha de Guitar Hero). Em tese, não é tão difícil assim. Contudo, é preciso mover os dedos rapidamente. Pode ser algo que irrite alguns jogadores, mas serve para quebrar um pouco da monotonia da história. No final das contas Goodbye Volcano High é um jogo restrito, com uma história restrita, que se destina a um público específico. Ou seja, os funcionários e simpatizantes da KO_OP. O resto da humanidade pode passar batido...
Prós - o pessoal investiu algum dinheiro nas animações.
Contras - história fraca, estúpida com a profundidade de um pires, decisões narrativas não afetam a história, visual novel com um único final.