A Caixa Econômica Federal adora a ZeroZen tanto que fez questão de gastar uma quantidade enorme de recursos pertencentes ao erário público em um processo que não podia ganhar. Tudo para movimentar a economia e manter o setor jurídico— ainda invicto- desta impoluta revista. Então nada mais justo que homenagear a Caixa no obituário com os seus bizarros comerciais sobre Machado de Assis! Sim, pela primeira vez esta seção vai analisar dois comerciais de uma única vez!
Atualizada em 26 de Janeiro de 2012
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A ZeroZen sabe que sem o trabalho o homem não tem férias. Por isso, de tempos em tempos, a revista faz uma parada para descansar. O duro é querer voltar para o batente. De qualquer maneira, o obituário vai comentar um dos mais ardilosos comerciais de Natal de todos os tempos. Reparem na sutileza que a Bauducco utiliza para vender o seu panetone. A conclusão que se chega - após analisar o roteiro com calma - é que solidariedade é para os fracos.
Atualizada em 20 de Janeiro de 2012
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É preciso admitir- antes de mais nada- que não é fácil fazer um comercial de processador. É algo tão técnico que não vai interessar a patuleia, a choldra ou a escumalha. Porém, a nova campanha da Intel, criada e produzida no Brasil pela DM9, aposta na relação entre a tecnologia e a criatividade dos usuários. O problema é que também estimula a pirataria...
Atualizada em 30 de Novembro de 2011
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Muitos leitores da ZeroZen pedem que a revista coloque determinado comercial no obituário. Infelizmente é preciso ter o algo mais. Não basta ser abaixo da crítica. É preciso transcender o já habitual festival de estultices criado pelos nossos maravilhosos publicitários. E é justamente o caso do biscoito Belvita e os seus bizarros bichos-preguiça.
Atualizada em 16 de Novembro de 2011
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Apesar desta impoluta coluna analisar o meio publicitário, vale dizer que os jornalistas ficaram muito felizes com a polêmica a respeito da campanha da Hope que trazia Gisele Bündchen “ensinando” às mulheres qual a forma “certa” de se dar más notícias ao marido: usando apenas calcinha e sutiã. Ou seja, finalmente ouve uma justificativa jornalística para colocar a modelo seminua nas manchetes...
Atualizada em 9 de Novembro de 2011
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Sim, os nossos maravilhosos publicitários conseguiram. Criaram um viral que se espalhou pela Web. O comercial pôneis malditos ganhou repercussão no twitter, no facebook, no youtube, enfim, não dá para negar que a campanha gerou um buzz. Pena que foi só isso. Por que 80% do público que viu o filme sequer se lembra do nome da marca do carro...
A ZeroZen sabe que a classe C chegou a Internet. Sim, nada de elite no mundo virtual. Nada de gente pomposa e arrogante nas redes sociais. A web brasileira pertence agora a choldra, a escoalha, a escumalha que tomou conta do ambiente. É... perdeu, playboy. Por isso que o mercado publicitário resolveu apostar nesse segmento. O resultado foi comercial do Whisky Drury's estrelado pelo seu Antônio.
Incrível, mas a publicidade brasileira conseguiu um sucesso graças ao fracasso do goleiro do São Paulo, Rogério Ceni. A nova campanha do Subway anunciando o frango defumado com cream cheese era mais um comercial bizarro, mal-feito, beirando o ridículo. Mas aí o São Paulo perdeu de 5 a 0 para o Corinthians e tudo mudou.
Houve um glorioso tempo na publicidade em que os comerciais de cerveja dependiam de duas coisas para serem antológicos: mulheres de biquíni e gotículas de vapor condensado escorrendo de uma garrafa absurdamente gelada. Bons tempos que não voltam mais. O que o diga o novo comercial da Antarctica Sub Zero, uma das mais bizarras tentativas de vender cerveja na televisão.
Nossos intrépidos e inventivos publicitários tem insistido no mito que pular sem pára-quedas de avião é uma boa idéia, ou ao menos é uma imagem marcante o suficiente para vender um produto. O quê, talvez, seja verdade se você estiver no mercado em busca de um caixão...
O comercial de lançamento do Renault Fluence 2011 criado pela Agência Neogama/BBH foi selecionado para o obituário por um singelo e inédito motivo. Pela primeira vez a venda de um produto merece concorrer ao prêmio Darwin. Sim, mais uma vez os nossos maravilhosos publicitários conseguiram se superar...
Vamos deixar uma coisa bem clara logo de início: na bíblia anjos caídos são demônios. Lúcifer, Satanás, o coisa ruim, era um anjo caído. Nem vamos entrar naquela questão sobre o sexo dos anjos, que supostamente teriam genitália masculina e feminina. Vamos nos concentrar no fato que a nova campanha da AXE tem como público alvo demônios, com genitália masculina e feminina. OK, nós mentimos...
Em tese, o comercial "Árvore", criado pela AlmapBBDO para a Gatorade, deveria mostra como os praticantes de atividade física sempre estão atrás de um novo desafio. A mensagem final, porém, parece ser a de um viciado em crack que não sabe a hora de parar.
A Toyota lançou um comercial que sem querer acabou resolvendo uma das maiores dúvidas do cinema nacional. Como se sabe toda a produção cinematográfica brasileira conta somente com dois atores. Ou seja, se o filme não é estrelado pelo Wagner Moura deve ter o Selton Mello como ator principal. Porém, a pergunta que não quer calar é: quem ganha o maior salário?
A Coca-Cola transformou, acredite quem quiser,um power-point em comercial de tevê. Só pode ser essa a mensagem da peça que insiste na seguinte tese: “Existem razões para acreditar. Os bons são maioria.” Pois é... já dizia o antigo provérbio: de publicitários, digo, boas intenções o inferno está cheio.
A Pepsi é um pouco ZeroZen. Ela percebeu que não vai chegar lá. São milhões de dólares investidos a cada ao para superar a Coca-cola, mas já que nada vai mudar o ideal então é se conformar com um honrado segundo lugar. Pelo menos essa parece ser a ideia da AlmapBBDO que defende a seguinte tese: "Já Pensou que o Pode Ser, pode ser muito bom?".
Falta pouco para que o Brasil tenha pela primeira vez uma mulher como presidente. Então nessa hora patriótica cabe a ZeroZen dar uma ajuda para Dilma Rousseff escolher o seu porta-voz. Ele deve ser o sujeito que aparece no comercial da Topper sobre Rugby. Eis alguém que faz um esforço enorme para esconder a verdade e justificar o injustificável. Mais ou menos o que faz um publicitário no seu dia-a-dia...
Atualizada em 23 de Dezembro de 2010
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A ZeroZen sabe que os nossos maravilhosos publicitários estão empenhados em vender a
tudo e a todos. Não há tema, por mais ingrato ou complexo, que eles não possam abordar. Até mesmo o fim dos tempos pode ser vendido em um anúncio. E é justamente esse despreendimento perante o apocalipse que leva comercial "Vamos rir mais" da Trident para o obituário.
Atualizada em 19 de Novembro de 2010
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Ao contrário do que o arguto leitor da ZeroZen possa pensar, esse obituário não é sobre algum filme pornô. Na verdade, nossos maravilhosos publicitários conseguiram fazer mais uma propaganda de automóveis sem o menor fundamento. Desta vez o público descobre que a melhor maneira de ser um penetra (sem trocadilho) é dirigir um Citroën C3 AirCross...
Atualizada em 5 de Novembro de 2010
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Não é preciso ser um gênio da comunicação para perceber que vale-tudo na hora de vender produtos. Parece não haver limite para os nossos maravilhosos publicitários. Agora, verdade seja dita, o comercial da Ogilvy & Mather com as barrigas-falantes para o sal de fruta Eno Guaraná é um marco no gênero do bizarro.
Atualizada em 27 de Outubro de 2010
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Nossos publicitários maravilhosos adoram um conceito. Mesmo que ele não faça o menor sentido, mesmo que ele seja completamente ridículo. E mais importante: mesmo que ele não tenha nada a ver com a assinatura. Mas também quem se importa? É muito fácil vender carro no Brasil. O que o diga a nova campanha do Voyage.
Atualizada em 14 de Outubro de 2010
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A ZeroZen já desistiu de entender o que se passa na mente dos nossos maravilhosos publicitários. Mas essa campanha da Nextel, "Bem vindo ao clube", definitivamente não faz o menor sentido. O conceito criado pela Loducca e adotado pela marca em 2008 mostra pessoas andando em direção à câmera e dizendo por que são melhores do que as outras. Será que agora arrogância e prepotência ajudam a vender produtos?
Os nossos publicitários maravilhosos devem ser uma categoria altamente preocupada com o aquecimento global. Para salvar o meio-ambiente eles reciclam tudo, inclusive ideias. Esse é o caso do novo comercial promovendo o Volkswagen Space Fox. A AlmapBBDO, depois do sucesso do cachorro-peixe, resolveu investir em uma ovelha-nuvem...
Atualizada em 22 de Setembro de 2010
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Ao que tudo indica o mercado publicitário brasileiro escolheu o jogador Robinho como uma espécie de garoto-propaganda da Copa do Mundo de 2010. Ele está em uma série de campanhas vendendo os mais diversos produtos. Robinho é, digamos assim, uma espécie de Adsense da Copa. Mas o que interessa é falar sobre o comercial do Novo Gol.
A última campanha publicitária da “Puma” levanta algumas perguntas: primeiro, a “Puma” ainda existe? Segundo, o que eles vendem mesmo? Pois se depender dessas propagandas você definitivamente não vai ficar sabendo. O que convenhamos é um atestado de incompetência.
Existem vários comerciais sobre a Copa do Mundo. A maioria deles vai do péssimo ao constrangedor. Mas a montadora sul-coreana Hyundai se superou. Seu filme "um novo jeito de torcer" é bizarro. Pior ainda, é incrivelmente irritante e certamente foi feito por um maravilhoso publicitário que jamais colocou os pés em um estádio de futebol.
Certo. O comercial do Harpic Power Plus está há um bom tempo no ar. Mas isso não é importante. A verdade é que os nossos publicitários maravilhosos criaram mais um clássico instantâneo. Claro, vender um produto para limpeza e desinfecção de vasos sanitários não é nada fácil. Mas usar um fantástico "líquido revelador" torna tudo mais divertido.
A ZeroZen já disse antes, mas vale repetir. Poucas coisas são mais fáceis do que vender um carro no Brasil. Por isso que normalmente as campanhas beiram ao ridículo. Agora, os nossos maravilhosos publicitários decidiram investir em um nicho bem específico: as pessoas altamente frustradas, sem um resquício de vida, mas com algum dinheiro no banco. Pelos menos essa parece ser a ideia do comercial da picape Hoggar, da Peugeot.
O obituário da publicidade desta vez vai fazer mais sentido do que nunca. Isto por que pela primeira vez será comentado um comercial morto. Sim, a Schincariol promoveu uma campanha de lançamento da cerveja Devassa. Chamou a líder máxima das patricinhas, Paris Hilton. Só que deu tudo errado e a peça publicitária acabou proibida.
De tempos em tempos os nossos maravilhosos publicitários se superam. Desta vez a ideia - pelo menos devia ser esse o objetivo - era vender a CocaCola Light Plus. O resultado apenas prova que se você beber o refrigerante isso lhe dá direito de fazer a coisa errada e todo mundo achar o máximo. É mais ou menos como funcionam as coisas em Brasília...
A campanha da cerveja Kaiser baseada em um teste cego veio parar no obituário. Mas o motivo foi por que o filme criado pela agência Fischer+Fala fez um favor a ZeroZen. Provou que uma das teorias mais discutidas pela redação desta impoluta revista digital era a mais pura verdade.
Os jornais impressos estão em plena decadência. Nos Estados Unidos dos 25 maiores jornais, 24 estão em crise. Nada mais lógico que as empresas de comunicação brasileiras tentem salvar o barco do naufrágio antes que seja tarde. No caso desse obituário, a ideia era mostrar que vale a pena ler o jornal Folha de São Paulo na Web. Infelizmente, os nossos publicitários maravilhosos mostraram que não estão preparados para essa tarefa.
Atualizada em 26 de Janeiro de 2010
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A ZeroZen sabe que nem todo produto é fácil de vender. Porém, mais uma vez, vale dizer que nossos incríveis publicitários não devem tentar fazer o seu trabalho depois de uma overdose de cafeína. O resultado pode ser algo completamente maluco como o comercial do Veet Cera Fria.
Atualizada em 13 de Janeiro de 2010
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Uma coisa é certa nossos maravilhosos publicitários fazem de tudo para a agradar o cliente. Eles não medem esforços para varrer qualquer vestígio de ética e aceitar sugestões que não façam o menor sentido em um comercial. Tudo para embolsar mais dinheiro, digo, para satisfazer a vontade do cliente. Um exemplo disso é a nova campanha para o SBP Multi Automático.
Atualizada em 21 de Dezembro de 2009
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A ZeroZen tem prazer em esculhambar com os comerciais de automóveis. Neste segmento em particular os nossos maravilhosos publicitários perdem todo o senso do ridículo. Um exemplo disso é a campanha do novo Fox. Porém, para não ser acusada de ranzinza, esta impoluta revista digital vai aproveitar para dar uma sugestão de como fazer um bom comercial seguindo o slogan adotado: “Dentro do novo Fox, o assunto é o novo Fox”.
Atualizada em 14 de Dezembro de 2009
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Esse é um raro caso de dupla reincidência no OP. Tanto o produto, os desodorantes AXE, como a agência de publicidade, Ponce Buenos Aires, já marcaram, em diferentes ocasiões, presença em nossa seção. Mas qual a razão para essa nova aparição? Um pequeno detalhe, um plus a mais, digamos assim.
Atualizada em 20 de Novembro de 2009
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A ZeroZen sabe que existem produtos mais fáceis de serem vendidos. No mundo publicitário, por exemplo, tudo mundo quer fazer comerciais para automóveis, mas nem sempre isso é possível. Então na hora de vender uma prosaica esponja para lavar louça é preciso apelar para a esquizofrenia...
Atualizada em 17 de Novembro de 2009
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Os nossos maravilhosos e fantásticos publicitários se superaram novamente. O novo comercial do Toyota Corolla revolucionou a publicidade brasileira. Pela primeira vez na história a babaquice é usada para vender carros.
Atualizada em 10 de Novembro de 2009
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É muito comum uma empresa tentar expandir seu público alvo mudando a “imagem” do seu produto. Até aí nada de novo. Mas no fundo isso é como dar um uniforme novo para o mesmo prisioneiro. Pois na maioria das vezes o produto continua igual. O que muda é apenas a embalagem, às vezes nem isso...
Atualizada em 22 de Outubro de 2009
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Se tem uma coisa com a qual os nossos maravilhosos publicitários se preocupam é o tal de "conceito". Toda campanha tem de ter um "conceito" interessante. O problema é que na defesa dessa entidade mística e mágica eles esquecem de coisas mais simples como lógica e bom senso. E é exatamente esse o problema com a campanha da nova Ford Ranger 2010.
Atualizada em 20 de Outubro de 2009
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Quem acompanha a seção Obituário da Publicidade pode acreditar que a ZeroZen só sabe falar mal da publicidade criada por grandes agências. Nada mais falso. Até mesmo o governo pode extrapolar todos os limites do ridículo. Este é justamente o caso da campanha realizada pelo Ministério da Educação e Cultura, que pretende valorizar o trabalho dos professores.
Atualizada em 14 de Outubro de 2009
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A ZeroZen sabe que é fácil demais vender carros no Brasil. Mas os nossos maravilhosos publicitários conseguiram se superar. Pela primeira vez fizeram uma propaganda que ofende o consumidor. A campanha “Situações” mostra ao público como uma mudança simples nos hábitos de consumo pode facilitar a compra de um veículo da Chevrolet. Ou seja, você só não possui um carro zero por que é um esbanjador, um perdulário, um gastador...
Atualizada em 1º de Outubro de 2009
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A nova campanha do Rexona Naturals prova que a natureza fede. Sim, a ideia defendida pelos publicitários é que até as árvores transpiram. Aliás, se elas são capazes de gerar uma rodela de pizza daquele tamanho debaixo do braço, as florestas correm sério risco de extinção. Por que as pessoas preferem queimar árvores a aturar o fedor...
Atualizada em 25 de Setembro de 2009
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O novo comercial do Ford Fusion 2010 é a prova da insanidade que tomou conta das Agências de Publicidade no Brasil. Pela primeira vez alguém gasta tempo, dedicação e dinheiro para provar que o bom mesmo é dirigir um carro-velho!
A ZeroZen várias já explicou que, nos tempos atuais, criatividade e publicidade não são sinônimos. Para que pensar em algo novo se dá para mudar um pouco, algum conceito que já foi explorado antes. E é exatamente por esse motivo que o comercial "Formigas" veio parar no obituário. A peça foi feita para a campanha do Strada Adventure Cabine Dupla. Em tempos de aquecimento global surge mais uma publicidade ecológica, que recicla ideias já utilizadas anteriormente.
Como se sabe as mães dos comerciais não existem na vida real. Sempre sorridentes e felizes não parecem se importar como nada a sua volta. Mesmo com essa premissa absurda e surreal o comercial de Vanish Poder O2 Inteligente conseguiu quebrar todas as barreiras da imbecilidade.
A Sky resolveu fazer um comercial para marcar o lançamento dos canais em High Definition na sua programação. Como não estava a fim de economizar dinheiro chamou Gisele Bündchen para estrelar a campanha. Como resultado final foi constrangedor, a Sky só conseguir queimar o filme. Mas fez isso em alta definição, é claro...
O quanto um comercial pode ofender a inteligência das pessoas? O quanto um comercial pode ser idiota? Bem, Colgate Plax Whitening com um roteiro bizarro que empilha uma sucessão de piadas sem a menor graça parece estar no topo da lista.
Certo. Há uma crise econômica mundial terrível. O que nossos publicitários incríveis decidem fazer? Provar que esse tipo de coisa não existe e o melhor a fazer é torrar todo o nosso dinheiro de forma inconsequente. E a melhor maneira que as Havaianas encontraram para passar essa mensagem de otimismo foi apostando no nosso povinho bunda e alienado.
Já foi dito antes, mas vale a pena repetir. Os comerciais de automóveis estão abusando do direito de serem idiotas. É impressionante como as peças publicitárias fazem questão de ofender a inteligência da humanidade. Um exemplo típico é o novo comercial Volkswagen chamado "Rigorosos". Acredite quem quiser, ele aposta em um humor digno de churrasco de pedreiro com piadinhas ridículas de duplo sentido.
Quando a NET parecia, finalmente, ter resolvido aposentar a campanha do 'Coronel Skavurzka', na verdade o nome do personagem é Tutchenko, mas ele é mais conhecido na internet como Skavurzka mesmo. Pois o coronel está de volta promovendo o NET combo. Se a NET já é um poço de problemas e insatisfações, apenas como TV por assinatura, o que dirá como telefone fixo e Internet.
Atualizada em 18 de fevereiro de 2009
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Um comercial que compara um refrigerante com uma bomba-atômica, um dos instrumentos mais mortais e devastadores criado pela humanidade? Acredite quem quiser, mas Coca-cola é isso aí. Uma campanha equivocada detona (sem trocadilhos) um anúncio completamente bizarro e sem sentido.
Atualizada em 2 de fevereiro de 2009
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O desespero para ser engraçado normalmente leva os publicitários ao erros mais grotescos. Um exemplo claro dessa situação é a campanha de verão da cerveja Nova Schin. Para reformar o conceito da marca e a importância de uma atitude tranqüila, ela aposta no bom humor e anuncia uma "epidemia" do bem. Pois é... mas no final das contas parece que quem bebe Nova Schin é um doente...
Atualizada em 19 de janeiro de 2009
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A Coca-Cola resolveu lançar o i9 Hidrotônico no Brasil. O produto é uma bebida leve e saudável. A NBS foi a agência escolhida para criar a campanha. Ela criou um dos comerciais mais bizarros da televisão brasileira ao comparar sabor do hidrotônico com um hipopótamo?! Por favor... está na hora de adotar alguma espécie de exame anti-doping nas Agências de Publicidade.
Atualizada em 28 de novembro de 2008
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A Brasil Telecom veicula - já faz algum tempo - uma campanha publicitária que pretende mostrar seu novo posicionamento institucional. Nos filmes, a principal característica é o foco mais humano, no cliente, e não na competição de preços. Os filmes fogem do padrão e quebram o atual formato das propagandas focando no dia-a-dia de pessoas comuns presentes no nosso cotidiano. Bem... antes de mais nada um aviso aos amigos publicitários: como já dizia Joãosinho Trinta quem gosta de miséria é intelectual.
Atualizada em 21 de novembro de 2008
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Toda campanha do desodorante Axe já deveria vir com um aviso de propaganda enganosa do Procon, ou de quem quer seja que regula essas coisas. Afinal deve haver leis contra esse tipo bobagem...
Atualizada em 5 de novembro de 2008
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Na publicidade pior do que ter uma má idéia é insistir nela. Para a surpresa geral, a Skol resolveu retomar a série de filmes com o tema "Código Redondo", lançada em outubro de 2007. A idéia é usar comerciais com suspense e bom humor para desvendar os segredos da fórmula da marca. Claro que não deu certo, mas não deu certo mesmo...
Atualizada em 14 de outubro de 2008
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A Agência Loducca conseguiu revolucionar - para pior - os comerciais de carro. A campanha baseada no conceito "Escute seu corpo", consegue criar uma peça totalmente incompreensível. Pela primeira vez na história da publicidade mundial o tédio e a incomunicabilidade são usados para vender algum produto.
Atualizada em 27 de setembro de 2008
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A Agência W/Brasil criou quatro filmes de conscientização ("Abelha", "Sapateado", "Círculos" e "Emoções") para as eleições. O pedido foi do próprio Tribunal Superior Eleitoral. O resultado foi um desastre brutal. Os personagens dos comerciais são gente doente que necessita de ajuda. Ou seja, eles não precisam do TSE mas do HPS...
Atualizada em 12 de setembro de 2008
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Na publicidade, assim como na comédia, o tempo é essencial. Ou seja existem comerciais que funcionam somente em determinado momento. Se passar do ponto, a situação se transforma em um ridículo constrangedor. Pois a Golden Cross, ainda que de maneira involuntária, conseguiu fazer um comercial bizarro. Graças a escolha do ginasta Diego Hypólito como garoto-propaganda.
A ZeroZen tem convição de uma coisa. Nunca foi tão fácil vender carros no Brasil. Por isso, é que as agências de publicidade simplesmente desistiram de pensar. Pra quê? É só criar uma história absurda chamar um ator famoso e botar o logo do fabricante. Simples assim. Um caso típico é a campanha de lançamento do novo Gol...
A campanha publicitária da linha Xplod, de som automotivo, da Sony Brasil, não funciona. Desenvolvida pela agência Dentsu Latin America veio parar no obituário porque mostra três jovens dentro de um carro ao som de "Na Moral", da banda Jota Quest. Durante o comercial é possível perceber que a viagem é longa, pois de tempos em tempos um dos jovens assume a direção. E toda hora e a todo momento só se ouve "Na Moral". Epa! Epa! De que adianta um MP3 que só toca Jota Quest?
A Claro criou uma campanha para o Dia dos Pais desenvolvida pela F/Nazca. Ela foi lançada no dia 19 de julho, em rede nacional, com a assinatura "A voz do seu pai diz muito para você". Tudo caminha para mais um bom comercial até que surge o final... Onde, o comercial desanda violentamente, perde completamente o senso do ridículo e vem parar no obituário...
A insanidade campeia livre, leve e solta nas agências de publicidade. Às vezes, esta overdose criativa cria grandes comerciais e às vezes surge algo como a nova campanha do Guaraná Antarctica. Tudo bem que errar é humano, mas não precisavam ter caprichado tanto. É uma inacreditável coletânea de equívocos condensada em 30 segundos.
Imagine um comercial onde as pessoas pegam os modens TIM Web Banda Larga, lançam os mesmos como se fossem uma reles bola de baseball ou uma peteca de Badminton, acertando no exato lugar onde eles devem ser plugados. Não parece as pessoas estão se livrando o mais rápido que podem do produto? Mais incrível ainda: por que todo mundo tem de dar cambalhotas para ser um usuário da tecnologia 3G?
Aparentemente o banco Itaú queria contratar o Tom Hanks para estrear uma nova campanha institucional. Como o dinheiro não deu para trazer o astro norte-americano, a solução foi apelar para aquele ator brasileiro que é muito parecido com o Tom Hanks, o Dan Stulbach...
Sem dúvida, o mundo publicitário enlouqueceu de vez. A ZeroZen sugere mais café descafeínado e mais açúcar mascavo na hora de criar determinados comerciais. Um momento de insanidade típico pode ser encontrado na campanha do Eno Guaraná, o novo sabor do sal de fruta Eno.
A ZeroZen já disse antes, mas vale repetir. Atualmente, nada é mais fácil no Brasil do que vender carros. Por isso, mesmo é que os nossos publicitários maravilhosos decidiram abrir mão de qualquer nesga de criatividade ou bom senso. É gravar qualquer coisa, botar o logo do produto e chamar de comercial.
Se a dor de cabeça incomoda, imagine fazer um comercial criativo sobre o assunto. Claro que com um pouco de esforço, nossos publicitários maravilhosos até conseguiriam. Pena que pensar muito dá dor de cabeça...
Publicidade também é cultura. A Danone acabou por revelar um dos grandes segredos das mulheres. Sim, o grande problema feminino do novo milênio é estomacal. A sua mulher está irritada, nervosa, agastada, exasperada?
A Coca-cola lançou em abril um comercial com uma verdadeira overdose de criatividade. Em um tom irônico fazia a seguinte pergunta: Quem foi o melhor, Maradona ou Biro-Biro?
A cerveja Nova Schin lançou comercial conclamando os telespctadores a pegarem leve. A idéia é que por mais que a vida nos aborreça, o melhor a fazer é manter a calma. Se a coisa se tornar realmente complicada, basta
abrir uma cerveja e relaxar.
É um fato. Nada mais fácil do que vender carros no Brasil. A indústria automobilística vendeu 248.945 automóveis em abril de 2008. Um recorde histórico. Com tanta facilidade assim, as agências publicitárias simplesmente desistiram de criar. Basta mostrar o carro o logo do fabricante e era isso. Confira alguns exemplos feitos pelos nossos publicitários maravilhosos...
Houve um tempo em que a publicidade era uma eficaz ferramenta de marketing. Houve um tempo em que imagens e slogans criativos informavam o público e promoviam produtos serviços e marcas. Mas é claro que no Brasil tudo tinha de ser diferente...