Novo AXE MusicStar
Esse é um raro caso de dupla reincidência no OP. Tanto o produto, os desodorantes AXÈ, como a agência de publicidade, Ponce Buenos Aires, já marcaram, em diferentes ocasiões, presença em nossa seção. Mas qual a razão para essa nova aparição? Um pequeno detalhe, um plus a mais, digamos assim.
A campanha da Ponce Buenos Aires para o desodorante AXE MusicStar, intitulada “Limousine” e dirigida por Fabio Hacker, tenta vender a idéia que usando desodorante você irá reconquistar as mulheres que perdeu para os astro da música. Hum... era uma competição? Não recebemos o memorando.
De qualquer forma, os astros da música não estão exatamente bombando nesses dias de internet e pirataria desenfreada. E nós já compensamos essas supostas mulheres perdidas, baixando Mp3s de graça a rodo. E que pelo andar da carruagem futuramente eles não vão ser tão “astros” assim. E nem por isso vamos precisar tomar banho ou usar desodorante AXE.
A idéia da campanha parece ter sido atrair o público jovem para o desodorante AXE. O problema é que este público definitivamente não compra desodorante e talvez nem ouça mais rap. A não ser é claro que tenha, digamos, nascido na semana passada.
E não vamos sequer entrar na discussão se rap é música, ou mesmo se um rapper pode ser considerado um “astro” de qualquer coisa. Vamos nos concentrar apenas num pequeno detalhe muito especial, que talvez passe despercebido a maioria dos telespectadores.
Pois vejam vocês, uma das mulheres que o rapper MR Pimpa, personagem criado especialmente para o comercial, estaria perdendo para o incauto usuário de AXE MusicStar é na verdade um homem. Sim. Um(a) transexual chamada Juliana Felippa. Tipo essa nós não fazemos questão de recuperar...
Agora por onde começar? Existe falta de modelo/manequim no mercado para ter que se empregar um(a) transexual numa propaganda de desodorante? Ou será que a AXE está tão desesperada que quer alcançar esse restrito público-alvo para os seus produtos?
Nem se pode negar que falte alguma coerência na posição da AXE, que pertence, diga-se de passagem, a Unilever uma daqueles corporações oniscientes e onipresentes que faz de tudo um pouco. Afinal para uma empresa, que tem repetidamente baseado seus produtos em campanhas enganosas, trocar uma mulher por um transexual talvez tenha isso, apenas, mais um pequeno engano...
AXE MusicStar: Limousine