Hyundai quer explicar para o mundo como se torce
Existem vários comerciais sobre a Copa do Mundo. A maioria deles vai do péssimo ao constrangedor. Mas a montadora sul-coreana Hyundai se superou. Seu filme "um novo jeito de torcer" é bizarro. Pior ainda, é incrivelmente irritante e certamente foi feito por um maravilhoso publicitário que jamais colocou os pés em um estádio de futebol.
A empresa de automóveis é uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de 2010. Então nada mais justo do que fazer um comercial para valorizar essa condição. Mas como relacionar a bola de futebol com um carro? Eis um grande desafio para os publicitários. Pena que o resultado foi um desastre completo.
O novo comercial mostra uma legião de torcedores em vários lugares ao redor do mundo. Ao fundo a locução diz que na Copa de 2010 vai surgir um novo jeito de torcer. Na sequência o filme mostra um monte de pacóvios, pascácios e lorpas fazendo um movimento ridículo e gritando algo como: "tcha, tcha!".
Epa! Epa! Atenção, pessoal da Hyundai. Nunca, jamais, em tempo algum, nem mesmo nos sonhos mais loucos de um publicitário serelepe, torcedores vão se comportar desse jeito em um estádio. Mas nunca mesmo. Sério. Ninguém vai "vibrar com a Hyundai", muito pelo contrário.
E o comercial fica ainda pior. Por que, de uma hora para outra, os torcedores de todas as partes do mundo, fazem o mesmo movimento. Enquanto a imagem de um estado totalitário vem a mente do consumidor, uma bola gigantesca e ameaçadora surge no céu com a marca da Hyundai. Em uma palavra: medo.
Em tempo, a marca gasta a propaganda mostrando um jeito de torcer ridículo que não será copiado por ninguém (talvez um funcionário da empresa com vocação para puxa-saco) e mais nada. Não mostra e nem fala nada de nenhum de seus produtos ou benefícios uma única vez! Se você nunca ouvir falar da Hyundai vai terminar o comercial sem saber o que ela fabrica.
Esse é um dois piores comerciais de Copa do Mundo de todos os tempos. Para sorte da Hyundai o evento só acontece de quatro em quatro anos. Até lá, o mundo já esqueceu desse vexame...
Hyundai: "um novo jeito de torcer"