Como usar o tédio e a incomunicabilidade para vender carros

A Agência Loducca conseguiu revolucionar - para pior - os comerciais de carro. A campanha baseada no conceito "Escute seu corpo", consegue criar uma peça totalmente incompreensível. Pela primeira vez o tédio e a incomunicabilidade são usados para vender algum produto.

O mais incrível é que a Loducca foi escolhida - após uma concorrência global - para criar os comerciais que serão veiculados em 25 países, principalmente na América Latina. O resultado oscila entre o bizarro e o inexplicável. É preciso ver várias vezes a peça para finalmente concluir: "Hein? O quê? Como?

No comercial, um carro passeia no que parece ser uma gigantesca bolha. De repente, surgem pessoas pedalando uma alguma espécie de bicicleta sem rodas que expele um misterioso líquido vermelho.

Como se isso não fosse suficiente, pessoas seguram nas costas o que parece ser uma espécie de dominó luminoso. Elas se abaixam a passagem do Peugeot 207 e parecem indicar um caminho para o carro.

O veículo segue em direção a uma imensa estrutura vermelha. Lá dentro uma dezena de bateristas tocar sem parar batendo no mesmo compasso. Corta para um sujeito olhando pasmo para o carro, talvez tentado refletir se alguém da Agência não tomou café demais ao criar a campanha.

Para resolver tão intrincado comercial a ZeroZen chamou o CEFODEU - Centro Especializado em Filmes Obscuros Dirigidos por EUropeus. Depois de uma complexa análise cultural que rendeu oito pós-graduações, dois mestrados e sete doutorados nossos especialistas concluíram que o comercial não faz o menor sentido.

Sim, a enorme estrutura vermelha é o coração, os bateristas fazem as "batidas" (perceberam? captaram?) do músculo cardíaco. As bicicletas esquisitas pode ser as veias, as artérias. E os dominós luminosos? Bem devem ser somente uns figurantes sem mais nada de interessante para fazer. Pô! Que mania de querer explicação para tudo!

Curiosamente, o cenário do comercial foi montado no pier de Mauá, no Rio de Janeiro. O trabalho resultou em um modelo inflável com 80 metros de comprimento por 33 de largura e 15 de altura, em plástico translúcido, simulando a parte interna do corpo humano. Essa gigantesca bolha ganhou até título no Guinness Book.

A peça teve criação da agência Loducca, assinada por Guga Ketzer e Cássio Moron, produção da Hungry Man e direção da 300ml. Ela veio parar no obituário por que até agora a redação da ZeroZen não conseguiu compreender qual é graça de gastar praticamente 1 milhão de Euros para fazer um comercial que foi feito para não ser entendido.

Se bem torrar dinheiro para não ser entendido por ninguém, há muito tempo já deixou de ser privilégio do cinema nacional...

Da Equipe de Articulistas

Peugeot 207 - "Escute seu Corpo"