O mundo cão da Folha Digital
Os jornais impressos estão em plena decadência. Nos Estados Unidos dos 25 maiores jornais, 24 estão em crise. Nada mais lógico que as empresas de comunicação brasileiras tentem salvar o barco do naufrágio antes que seja tarde. No caso desse obituário, a ideia era mostrar que vale a pena ler o jornal Folha de São Paulo na Web. Infelizmente, os nossos publicitários maravilhosos mostraram que não estão preparados para essa tarefa.
O comercial "Cachorro" produzido pela Tamborim Filmes deveria mostrar a importância de ler o jornal na Internet. Mas nada dá certo. Tudo começa com um despertador tocando as 6 da manhã. Um cão acorda ansioso (nota da ZeroZen: se você acha que os cachorros não despertam desta maneira é por que tem um gato como animal de estimação).
O cachorro puxa as cobertas da cama, faz de tudo para que o dono acorde. O homem está no banheiro fazendo suas abluções e lá está o danado do cão mordiscando suas pernas. O rapaz se veste lentamente, mas o animal não para de latir, cada vez mais nervoso.
Finalmente o dono percebe o que o cachorro quer. Se dirige até o seu notebook e antes que tome alguma atitude o próprio cão já vai acessando o site da Folha Digital. Interessante? Nem tanto. Existe um grande problema de conceito no comercial.
O ser humano está pouco se lixando para o produto. Perceberam? A necessidade de acessar o site não é do dono, mas do cachorro! É o mundo cão da Folha Digital! Um aviso aos nossos publicitários maravilhosos: um animal engraçadinho não necessariamente é garantia de um bom comercial.
Em tempo, a Folha Digital, a versão on-line do jornal impresso. Com ela, a partir das 5h30, os assinantes poderão acessar todas as páginas do jornal exatamente como foram publicadas. Com a mesma diagramação do mundo real.
Vale notar que, se você está na Internet e prefere ler na diagramação de um jornal impresso, tem mais de 50 anos e acha o Powerpoint o software mais descolado do universo. O conselho da ZeroZen para quem pensa dessa maneira e ainda insiste em se conectar a Web é simples: desistam! É melhor seguir usando o correio e comprando o jornal na banca...
Campanha da Folha Digital