Skol em Queda Livre

Nossos intrépidos e inventivos publicitários tem insistido no mito que pular sem pára-quedas de avião é uma boa idéia, ou ao menos é uma imagem marcante o suficiente para vender um produto. O quê, talvez, seja verdade se você estiver no mercado em busca de um caixão...

Um bom exemplo dessa insanidade é o comercial, apropriadamente intitulado, “Queda Livre”, criação da F/Nazca, que é reincidente nesse espaço, o quinto da campanha “Um por todos. Todos por uma” para cerveja Skol.

Onde um grupo de amigos salta de um avião atrás de uma caixa de cerveja Skol sem pára-quedas. Os quatro amigos conseguem alcançar a caixa de cerveja e só aí percebem que estão sem pára-quedas. Corte rápido e na cena seguinte os amigos e a caixa de cerveja caem num celeiro em cima de um monte de feno.

Primeiro tente encontrar fardos feno em qualquer fazenda no Brasil, isso é coisa típica dos Estados Unidos. Segundo o teto do celeiro era feito de papel? Agora o quão bêbado você tem que estar para saltar de um avião sem pára-quedas? Tipo aquela caixa de cerveja já não devia estar vazia para isso?

Esse pessoal publicitário, aparentemente, passou muito tempo da infância assistindo desenho animado e parece tirar todas suas referências culturais daí. O quê, convenhamos, para o público para o qual esse tipo de comercial é direcionado é mais do que suficiente.

Mas já que esse pessoal gosta tanto de televisão, alguém poderia sugerir para produção daquele programa “Mythbusters”, do canal Discovery, fazer um especial sobre os mitos da publicidade, em especial da brasileira. É inegável o alto potencial televisivo, poderia inclusive render vários programas...

Um exemplo: o pessoal do Mythbusters poderia jogar aquele boneco, “Buster”, de um avião em um monte de feno, com ou sem celeiro, para ver o que realmente acontece. Melhor ainda jogar um grupo de publicitários. Não vai se perder realmente nada...

Da Equipe de Articulistas

P.S.: Desde que a cerveja Skol fez uma campanha com aquela entidade baiana cujo nome não podemos citar, que está digamos realmente em “queda livre”. O que explica muita coisa...

"Queda Livre”

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.