Quem bebe Nova Schin é um doente?

O desespero para ser engraçado normalmente leva os publicitários aos erros mais grotescos. Um exemplo claro dessa situação é a campanha de verão da cerveja Nova Schin. Para reformar o conceito da marca e a importância de uma atitude tranqüila, ela aposta no bom humor e anuncia uma "epidemia" do bem. Pois é... mas no final das contas parece que quem bebe Nova Schin é um doente...

A campanha de verão da Nova Schin foi desenvolvida pela Young & Rubicam. A criação é de Cássio Zanatta e Bruno Godinho, com direção de criação de Tomas Lorente e Cássio Zanatta. A direção de cena ficou por conta de Luciano Moura, da O2. E a trilha sonora de Hilton Raw.

O comercial intitulado "Introdução", tem o formato de reportagem de TV. O filme abre com um apresentador de um telejornal noticiando que um "vírus do bem", o "Pega leve", está contagiando as pessoas. Note que a idéia de vírus do bem é realmente estúpida.

Na seqüência são mostradas inúmeras cenas do dia-a-dia. Um rapaz em um balcão de bar; uma turma de amigos em uma trilha; pessoas tomando sol na praia; e um homem enterrado na areia. Em determinado momento, todos os personagens são "atingidos" pelo "vírus" que provoca um espirro.

Atenção para a ideia cretina: ao espirrar as pessoas fazem algo como: "Ahhhhhh...Schin!". Toda vez que isso acontece, uma bandeja aparece do nada e entrega um copo de Nova Schin geladíssima, sob a locução em off "Novaaaaaa ....aaaaa....Schin!!! O Pega Leve está pegando!"

Sem brincadeira, ninguém percebeu que algum gaiato (como o pessoal da ZeroZen, por exemplo) poderia dizer que Nova Schin é cerveja de gente doente? Ou ficar fazendo piadas do gênero: "tem de ser muito doente para tomar Nova Schin". O comercial abre oportunidade para que se façam um série de brincadeiras com a qualidade da cerveja.

A propósito, o vírus Nova Schin tem cura. Chama-se cerveja Westvleteren 12. (ZeroZen também é cultura etílica. Essa cerveja é produzida na abadia de Saint Sixtus de Westvleteren, no oeste da Bélgica. Lá moram cerca de 30 monges que têm uma vida de reclusão, orações, trabalho manual e fabricação de cerveja. Uma pesquisa de milhares de apaixonados por cerveja de 65 países, feita em 2005, no site RateBeer Web, classificou a cerveja Westvleteren 12 como a melhor do mundo).

Da Equipe de Articulistas

Nova Schin