Como vender um carro por telepatia

Nossos publicitários maravilhosos adoram um conceito. Mesmo que ele não faça o menor sentido, mesmo que ele seja completamente ridículo. E mais importante: mesmo que ele não tenha nada a ver com a assinatura. Mas também quem se importa? É muito fácil vender carro no Brasil. O que o diga campanha do Voyage.

O filme "Pensamentos" foi criado pela AlmapBBDO e teve produção da Delicatessen Filmes. Tudo começa quando um sujeito pede carona ao amigo e sua esposa. E rapidamente fica impressionado com o Voyage, mas não comenta nada. Então o público passa a ouvir os pensamentos desse passageiro.

"Carrão espaçoso", pensa. "Esse moleque é feio igual ao pai", ironiza em silêncio. Até que nota o painel do veículo. Acha tudo muito completo, mas presume que o carro não deve "andar nada". Então o motorista acelera como se tivesse entendido a crítica.

Espantado, o carona divaga: "como esses caras da Volkswagen pensam em tudo?". Então o motorista responde de forma telepática, sem mexer os lábios. "Sabe que eu estava pensando nisso?". Tem mais: sua esposa completa mentalmente: "Sabe que eu também". E no banco de trás o bebê olha para o sujeito e se manifesta de forma extra-sensorial:"Eu também, manezão".

Sim, é a família telepata. Todos sabem ler pensamentos. Um conceito totalmente bizarro e sem sentido. Porém, o espectador espera uma assinatura que vai ligar todos os pontos e mostrar a genialidade escondida no roteiro. Então comercial acaba com um locutor dizendo: "Voyage. Quem conhece não quer outro sedan". Hein? Como? O quê?!

Nenhuma menção ao conceito, a ideia dos pensamentos? Calma. É claro, tudo tem uma explicação. Nossos publicitários maravilhosos não fariam um filme tão ridículo. Tudo é milimetricamente explicado. Pena que a imensa maioria das pessoas que assistem ao comercial não tenha poderes telepáticos...

Em tempo, o Voyage tem design arrojado, motores 1.0 e 1.6, câmbio automatizado ASG I-Motion, I-System, sensor eletrônico de estacionamento traseiro, porta-malas com destravamento elétrico, volante multifuncional, rádio CD Player e MP3 com Bluetooth integrado. Se você não viu isso no comercial não fique triste e siga treinando para melhorar a sua telepatia...

Da Equipe de Articulistas

Voyage: "Pensamentos"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.