Como usar a babaquice para vender carros

Os nossos maravilhosos e fantásticos publicitários se superaram novamente. O novo comercial do Toyota Corolla revolucionou a publicidade brasileira. Pela primeira vez na história a babaquice é usada para vender carros.

No comercial um sujeito está dentro de um Toyota Corolla à toda velocidade sobre o gelo ártico. Nem é preciso comentar a estultice que seria dirigir um carro nessas condições. Apesar de toda insanidade da situação, ele parece feliz.

Enquanto o veículo se desloca, embaixo da fina camada de gelo duas morsas acompanham a trajetória do Corolla. Para quem não sabe, a Morsa é um mamífero marinho da família dos odobenídeos (ZeroZen também é cultura).

O carro segue seu caminho no gelo - provavelmente em busca de um posto de gasolina ou de alguém que saiba como consertar um GPS - quando as duas morsas emergem e travam o seguinte diálogo:

- Deve ser incrível dirigir esse bicho.
- Cê tá sonhando. Morsa não dirige.
- Nem fala, né?

Perceberam? É provavelmente uma das piadas mais velhas já usadas na história da humanidade. É de uma babaquice sem limites. Quem ri desse tipo de coisa é o mesmo tipo de gente que quando alguém deixa cair algo no chão - fazendo um enorme ruído - automaticamente responde: "caiu um lenço".

Para rir de uma piada tão constrangedora como a do comercial do Toyota Corolla somente aquele tipo especial de pessoa que quando perguntam para ele: "E aí, deu para resolver aquele problema?". Ele prontamente responde: "Não. Resolvi sem dar".

Ou aquele sujeito que, na hora da sobremesa, ao servirem o pavê, diz: "É PAVÊ OU PÁCOME?!"
Ou aquele colega de colégio que sempre diz para um amigo: "Se esconda!!" quando passa o carro da polícia.

Enfim, a peça On Ice foi desenvolvida pela Dentsu Latin America. Os diretores de criação do filme são Felipe Cama, Alexandre Lucas. Já o redator é Akira Tateyama. O comercial utiliza recursos de animação em 3D, desenvolvidos pela produtora Vetor Zero, uma das mais conceituadas do mundo nessa tecnologia.

A ideia da Toyota do Brasil era mostrar as reconhecidas características do modelo: elegância, sofisticação, qualidade, durabilidade e confiabilidade. Além disso, campanha ressalta o quanto é prazeroso estar ao volante de um Corolla, com o slogan “Corolla, Dirigir é Incrível!”

“Nossas pesquisas apontam que o Corolla é um carro contemporâneo e desejado por pessoas de diversas faixas etárias. Evoluímos o posicionamento da nossa campanha para atingirmos um público mais diversificado, interessado em todas as qualidades do modelo”, afirma Frank Gundlach, diretor Comercial da Toyota do Brasil.

Pois é... pelo visto público mais diversificado que a Toyota procura atingir com esse comercial são os babacas. E, pensado bem, hoje eles são maioria no Brasil...

Da Equipe de Articulistas

Toyota Corolla