O novo efeito AXE de sempre
Toda campanha do desodorante Axe já deveria vir com um aviso de propaganda enganosa do Procon, ou de quem quer seja que regula essas coisas. Afinal deve haver leis contra esse tipo bobagem. O desodorante ainda tem o agravante da reincidência, já que vem investindo à várias campanhas na idéia do produto como desinibidor sexual.
A nova campanha com o bordão "deixa ousada até a mais santinha" tenta vender, de novo, a idéia que o odor do desodorante masculino AXE seria capaz de enfeitiçar/atiçar sexualmente a 'mulherada'. Vamos ser sinceros: a não ser que o desodorante AXE faça crescer notas de 100 reais debaixo do seu sovaco, você tem poucas chances de deixar ousada qualquer mulher. O que dirá a mais santinha. Tipo isso simplesmente não acontece...
Não satisfeitos na campanha seguinte, a do 'novo efeito AXE'. O desodorante seria capaz de atrair para uma ilha deserta milhares de mulheres de biquíni, e apenas de biquíni, somente pelo poder da fragrância do desodorante. Outra vez, isso simplesmente não acontece...
No fundo ambas propagandas refletem uma tendência na publicidade atual, na qual toda desonestidade é aceita desde que criativa ou engraçadinha. Um outro bom exemplo disso é aquela propaganda do "Red Bull te dá asas", que é enganosa do princípio à execução.
O consumidor, em tese, sabe que um red bull não vai lhe dar, literalmente, asas ou que um desodorante Axé não lhe deixará irresistível para o sexo feminino. Mas isso não torna de forma alguma essas propagandas mais aceitáveis. Afinal são baseadas num conceito enganador e desonesto, que não se justifica em momento algum. É aquela coisa: "Negação faz o mundo publicitário funcionar."
The axe effect