Será que arrogância e prepotência ajudam a vender produtos?
A ZeroZen já desistiu de entender o que se passa na mente dos nossos maravilhosos publicitários. Mas essa campanha da Nextel, "Bem vindo ao clube", definitivamente não faz o menor sentido. O conceito criado pela Loducca e adotado pela marca em 2008 mostra pessoas andando em direção à câmera e dizendo por que são melhores do que as outras. Será que agora arrogância e prepotência ajudam a vender produtos?
Agora é a vez do ator Fabio Assunção apresentar sua história. Ele já esteve envolvido com drogas e chegou a abandonar uma novela em função da sua dependência tóxica. A ideia do filme, porém, é mostrar uma espécie de volta por cima, um renascimento do ator depois de atingir o fundo do poço. O que acontece toda vez que o seu time cai para a segunda divisão, mas consegue retornar no ano seguinte à elite do futebol.
No filme, o ator conta que interpreta diversos personagens e que, por trás de todos eles, está o Fabio "pessoa". Curiosamente, o próprio protagonista do comercial auxiliou na escolha do local de gravação, indicando a Ponte dos Arcos, em Conservatória, Rio de Janeiro.
Atenção! ZeroZen também é cultura. A Ponte dos Arcos foi construída entre 1877 e 1883, e inaugurada por Dom Pedro II em 1884. Desde 1963, onde passou ali o último trem, a ponte se tornou uma atração turística e é uma das mais antigas da rede ferroviária em conservação.
Em tese, a ponte seria uma metáfora poderosa sobre travessia, sobre passar por cima de adversidades. A ponte, na campanha da Nextel e nas palavras de Fábio Assunção, parece ser a síntese de alguém que precisa atravessar: empreitadas, desafios, conquistas. Claro que a ponte também serve para o sujeito chegar do outro lado do rio sem molhar os pés. Até por que a preguiça sempre foi a mãe da invenção.
Além da peça para TV, Fabio Assunção representará a marca em mídia impressa, online, cinema e ações promocionais. Mas o grande problema do comercial é o seu conceito equivocado. Na maioria das vezes, o que as estrelas da Nextel fazem é desabafarem sobre a sua vida. E, além disso, querem provar a todo custo que são bem melhores do que a patuleia, do que a malta, do que a turba, do que a massa ignara.
Bem, até pode ser... Mas fica a dica da ZeroZen: se ser "marrento" ajudasse as vendas de algum produto, o Romário seria o maior vendedor do mundo...
Nextel: "Bem vindo ao clube"