Palio Adventure e o mico-doidão

A ZeroZen já disse antes, mas vale repetir. Atualmente, nada é mais fácil no Brasil do que vender carros. Por isso, mesmo é que os nossos publicitários maravilhosos decidiram abrir mão de qualquer nesga de criatividade ou bom senso. É gravar qualquer coisa, botar o logo do produto e chamar de comercial.

Um exemplo típico desta insanidade é o novo comercial feito para o lançamento do Palio Adventure Locker. O carro ganhou novas características que o tornam mais off road. O destaque fica por conta do inovador sistema Locker, que dá nome ao modelo e tem a função de bloquear o diferencial do carro, tirando-o do buraco literalmente. Segundo a Fiat, este é o primeiro carro 4×2 no mundo com este item de série.

Bem, se este era o item mais importante nada mais natural do que fazer um comercial para destacar essa inovação. Então, a agência Leo Burnett criou a campanha "Mais Adventure impossível".

O primeiro comercial da campanha foi o filme Don't Worry, Nele, um motorista está no meio da selva qundo o carro fica preso em um buraco. Ao tentar sair o motorista se depara com uma crocodilo, um leão, jibóia, um ameaçador (?) hipopótamo de dentes afiados (?!), um urso e um mico leão. Acredite quem quiser, todos animais foram feitos em 3D pela produtora norte-americana Animatronics.

Notem que para que todos esses animais estarem juntos em um mesmo lugar a natureza teria de ter enlouquecido de vez. Mas quem estuda publicidade está pouco ligando para ecossistemas ou coisas afins

A parte que deveria ser engraçada é que ao verem a situação em que o motorista se encontra, os animais começam a cantar a famosa música Three Little Birds, de Bob Marley. Em seguida, o macaco aciona o sistema Locker (tecla ELD no painel do carro) e com ele ativado o motorista segue seu caminho.

Tirando o fato que NINGUÉM entendeu a grande novidade do novo Palio Adventure, pois não se fala uma única vez no inovador sistema Locker (*), sobra a incrível atuação do Mico Leão. A verdade é que ele tem um olhar de quem não dorme há uns três meses.

É um macaco totalmente alucinado. É o verdadeiro Mico Doidão. Parece que enfiaram um supositório de cocaína na parte do primata onde o sol não brilha. Talvez o comercial se passe nas selvas colombianas e o macaco faça parte das Farc ou seja um macaco-mula que carregue papelotes de pó em seu estômago. Se bem que ele também pode ter descoberto algumas ervas que Jah aprovaria no meio da floresta.

Enfim, para que divulgar as vantagens e inovações do Palio Adventure Locker? Se o cliente reclamar basta sair cantando: "Don't worry about a thing/'Cause every little thing/is gonna be all right"...

(*) - Trata-se de um sistema de bloqueio eletromecânico, desenvolvido em parceria com a Eaton. Ele anula o funcionamento do diferencial, fazendo com que o torque seja enviado aos dois semi-eixos de forma igual em caso de perda de tração. É acionado por meio de um botão ao lado esquerdo do painel, com a sigla ELD (Eletronic Locker Differencial). Ahá! Entendeu agora o comercial? Pois é... ele só pode ser ligado com o carro totalmente parado e em caso de necessidade. Depois de dar sinais com luzes espia no painel, o sistema desliga automaticamente quando o carro atinge 20 km/h.

Comercial Palio Adventure Locker
http://br.youtube.com/watch?v=KrA1pUNeESs

Da Equipe de Articulistas