O bizarro serve para vender produtos?

Não é preciso ser um gênio da comunicação para perceber que vale-tudo na hora de vender produtos. Parece não haver limite para os nossos maravilhosos publicitários. Agora, verdade seja dita, o comercial da Ogilvy & Mather com as barrigas-falantes para o sal de fruta Eno Guaraná é um marco no gênero do bizarro.

E, sim, para quem se lembra o sal de fruta Eno Guaraná já esteve no obituário com um comercial estrelado pelo Lázaro Ramos. Mas ele merece esse bicampeonato. O produto não tem sorte na hora de escolher uma campanha, digamos assim, mais criativa. Em tese, o filme - que tem criaçao de Alexandre Souza, Pedro Lenz e Matheus Pizão - explora o conceito “Eno é Alívio Já”, comunicando que o produto age em seis segundos.

Para fazer isso, o comercial usa um recurso pra lá de bizarro. Mostra as barrigas de três pessoas, cada uma com um rosto desenhado. Ao serem movimentadas, as barrigas dão vida aos personagens (uma senhora, um homem e um jovem), que ganharam também vozes. São eles que falam sobre a eficácia do Eno Guaraná. De acordo com os nossos maravilhosos publicitários, o objetivo é fortalecer a aproximação da marca com o consumidor, especialmente junto ao público jovem adulto.

Bem, a ZeroZen gostaria de deixar uma coisa bem clara. Todo mundo na família tem alguém que faz essa brincadeira de usar a barriga como um personagem. Normalmente é aquele tio gordo, careca e incoveniente que aproveita os churrascos de fim de semana para ficar bêbado e atrapalhar a diversão de todo mundo. Ou seja, o tipo de pessoa que nenhum cliente gosta de ver associada a qualquer produto.

O comercial ainda fica mais bizarro por que uma das vozes que falam sobre os benefícios do Eno Guaraná é Selma Lopes. Sim, ela mesmo. A dubladora de Marge Simpson e Whoopi Goldberg. E tudo mundo fica esperando aparecer uma barriga amarela do Hommer, mas nada acontece...

A quem interessar possa, o sal de fruta Eno é líder de mercado na categoria de antiácidos (não graças aos comerciais do produto). Produzido pelo laboratório GlaxoSmithKline, Eno é reconhecido como sinônimo de alívio rápido contra azia e má digestão. A marca possui uma tradição de mais de 80 anos no Brasil.

Da Equipe de Articulistas

Eno Guaraná: “Eno é Alívio Já”

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.