É hora de adotar o exame anti-doping nas Agências de Publicidade
A Coca-Cola resolveu lançar o i9 Hidrotônico no Brasil. O produto é uma bebida leve e saudável. A NBS foi a agência escolhida para criar a campanha. Ela criou um dos comerciais mais bizarros da televisão brasileira ao comparar sabor do hidrotônico com um hipopótamo?! Por favor... está na hora de adotar alguma espécie de exame anti-doping nas Agências de Publicidade.
Acredite quem quiser a campanha do i9 Hidrotônico tem um conceito e uma explicação para a idéia do Hipopótamo. A justificativa é que o animal, ao contrário da bebida, é pesado, sem energia e sem sabor. Epa! Epa! Muita calma nessa hora. Alguém já provou suco de hipopótamo? Alguém já tentou engarrafar um?
O comercial, aliás, é um primor de ridículo. No começo parece que estamos diante de uma competição do Soletrando, com direito a separação silábica de hidrotônico e hipopótamo. No momento em que o espectador reflete que é simplesmente impossível que alguém - de posse plena de suas faculdades mentais - confunda a escrita de duas palavras tão diferentes, alguém dá uma lambida em um hipopótamo.
Hein? Como assim? Qual foi o cachê do figurante? Seja o quanto for, foi pouco. Lamber um hipopótamo é realmente bizarro. Porém, muita gente já colocou coisa muito pior na boca. Se o leitor duvida, basta conversar com qualquer atriz pornô...
De qualquer forma, o comercial comete o clássico erro de não explicar o que é o produto. A quem interessar possa, o i9 Hidrotônico, uma bebiba esportiva que vem para concorrer com o Gatorade, da Pepsico. De acordo com a Coca-Cola, o segmento de bebidas que oferecem energia vem crescendo principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Pesquisa da Research International aponta que 37% dos americanos e 42% dos ingleses, por exemplo, escolhem os momentos de trabalho e estudo como os ideais para o consumo de bebidas que promovem energia.
O i9 tem concentração balanceada de sais minerais e sabor de limão. O novo produto da Coca-Cola estará disponível, inicialmente, nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Santos e Campinas.
Curiosamente, a estratégia de divulgação incluiu o envio de kits com o produto e uma micro geladeira USB para nove blogueiros, além de um hotsite relativo ao produto para cada um deles. Foi o que bastou para um onda de ciúme tomar conta da blogosfera. O site BlueBus chegou a usar o termo "blog-de-aluguel" para definir os escolhidos.
Bem, a ZeroZen não tem nada a ver com isso. Mas gostaria de deixar claro que todas as pessoas - ou mesmo blogs - têm um preço. E já que é para se vender o melhor teria sido escolher uma geladeira cheia de cerveja...
i9 Hidrotônico da Coca-Cola