Bauducco: solidariedade no Natal é para os fracos...
A ZeroZen sabe que sem o trabalho o homem não tem férias. Por isso, de tempos em tempos, a revista faz uma parada para descansar. O duro é querer voltar para o batente. De qualquer maneira, o obituário vai comentar um dos mais ardilosos comerciais de Natal de todos os tempos. Reparem na sutileza que a Bauducco utiliza para vender o seu panetone. A conclusão que se chega - após analisar o roteiro com calma - é que solidariedade é para os fracos.
A campanha do comercial da Bauducco segue o conceito “O que a vida separa o Natal aproxima”. A AlmapBBDO foi a agência responsável. Com direção geral de criação de Luiz Sanches, a criação é de Sophie Schoenburg. A produtora do filme é a O2, com direção de cena de Alex Gabassi e produção de som da Raw Vídeo.
O vídeo intitulado “Longe” começa com o Sr. Bauducco incentivando uma garotinha a presentear alguém que ela não vê ou conversa há muito tempo. Pausa. Eis uma ideia interessante e original. É um pensamento bonito rever amigos distantes. Então a garotinha ganha o glorioso Chocotonne (francamente, panetone com frutas é muito deprimente) e decide cumprir a sua missão.
A menina, sempre matutando, sai caminhando pela rua, pega um ônibus, descansa sentada em uma escada, volta a caminhar, entra em um beco e - finalmente! - chega em casa. Caramba! Vai morar longe assim na casa do... (vetado por falta de espírito natalino). De qualquer maneira, o comercial consegue criar uma expectativa. A garotinha vai dar o panetone para uma criança pobre, para o seu pai (talvez ela seja criada só pela mãe), para o seu avó ou para a sua avó, enfim, existem inúmeras possibilidades para mostrar o espírito de união que surge essa época do ano.
Só que aí vem a grande revelação. A garotinha voltou para casa. Lá, ela abre o seu baú de brinquedos e retira uma boneca antiga. Perceberam? A boneca é alguém que ela não vê ou conversa há muito tempo. E isso significa UMA ÚNICA COISA: a menina ficou com o Chocotonne SÓ PARA ELA! Não teve de dividir com ninguém! Solidariedade no Natal? Isso coisa é para os fracos...
Bauducco