A publicidade ecológica serve para reciclar ideias
A ZeroZen várias já explicou que, nos tempos atuais, criatividade e publicidade não são sinônimos. Para que pensar em algo novo se dá para mudar um pouco, algum conceito que já foi explorado antes. E é exatamente por esse motivo que o comercial "Formigas" veio parar no obituário. A peça foi feita para a campanha do Strada Adventure Cabine Dupla. Em tempos de aquecimento global surge mais uma publicidade ecológica, que recicla ideias já utilizadas anteriormente.
O problema é a ideia, o conceito do comercial é praticamente igual a Campanha "Causos Renault". Ou seja, alguém conta uma história totalmente fantasiosa a um amigo, que no final só reclama de uma característica da marca. Justamente esse fato é a única coisa verdadeira de todo comercial.
O comercial da Fiat foca a campanha do veículo no público jovem. Por isso, a Leo Burnett criou a nova campanha do automóvel, que mostra um jovem é atacado por formigas selvagens. Os insetos atacam sem parar tanto que levam suas roupas e objetos.
O adolescente sai correndo desesperado tentando manter um pouco de dignidade. Ao sair correndo do meio da selva, o rapaz é flagrado por três garotas altamente carismáticas dentro do Strada Adventure Cabine Dupla. Em tempo, se alguma revista tivesse a intenção de contratar as moçoilas para fazer um ensaio de nu artístico, algo como veja o que se esconde no capô dessas picapes... a ZeroZen certamente compraria um exemplar.
De acordo com Ruy Lindenberg, vice-presidente de criação da Leo Burnett, a ideia do comercial é destacar o espaço interno do veículo. "Quisemos mostrar que com o novo Strada Adventure Cabine Dupla dá para levar mais três amigos, mais três moças, mais três pessoas... é um filme de moçada que mostra alegria e as coisas incríveis que acontecem quando se está na estrada", explicou.
O objetivo da Fiat é ampliar participação no segmento de pick-ups pequenas. O novo modelo Strada Adventure Cabine Dupla, é uma pick-up cabine dupla derivada de um carro de passeio. "Por meio de pesquisa feita com consumidor, percebemos uma oportunidade enorme, um potencial de mercado", diz João Batista Ciaco, diretor de marketing da Fiat. O Strada Adventure Cabine Dupla será primeiramente lançado no Brasil e depois, para os outros países da América Latina e demais países onde a Fiat atua.
Embora algum desavisado leitor da ZeroZen possa pensar que o obituário está fazendo uma acusação de plágio aos nossos publicitários maravilhosos isto é um brutal engano. Esta impoluta revista digital sabe que em algum momento do século passado referência ou homenagem passaram a ser sinônimos de cópia...
Strada Adventure Cabine Dupla