Você sabe o que é um dia nublado? A Ford Ranger 2010 não sabe...
Se tem uma coisa com a qual os nossos maravilhosos publicitários se preocupam é o tal de "conceito". Toda campanha tem de ter um "conceito" interessante. O problema é que na defesa dessa entidade mística e mágica eles esquecem de coisas mais simples como lógica e bom senso. E é exatamente esse o problema com a campanha da nova Ford Ranger 2010.
A história do filme, realizado pela agência JWT e com a criação de Marcelo Mariano e Lins Ricon, começa em um dia estranho em que o sol não nasceu. Apesar da escuridão e da apreensão pelo desconhecido, as pessoas se levantam e trabalham normalmente. A vida segue como se nada tivesse acontecido.
Depois de várias cenas, um senhor de barbas brancas ainda diz que talvez o sol tenha tirado um dia de descanso. Então tá. A mensagem é reforçada pela assinatura: "Nova Ford Ranger 2010. Para enfrentar o que você conhece e o que ainda não conhece."
De acordo com Wilson Vasconcellos, gerente de Marketing de Produto da Ford, "a proposta é retratar valores como coragem, garra e disposição, terreno bem conhecido pelos clientes da Ford Ranger". Segundo ele, o conceito da campanha foi desenvolvido para destacar a robustez e a força da picape.
Parece tudo perfeito, certo? Mas vamos analisar o tal do conceito. A Ford Ranger deveria ajudar o consumidor a enfrentar o que ele ainda não conhece, ou seja, um dia sem sol. Sabe qual é o problema? Esse fato é absurdamente comum e banal. Chama-se dia nublado ou dia de chuva.
Como os publicitários trabalham em escritórios envidraçados de frente para a Praia do Forte ou para Praia dos Artistas no Rio Grande do Norte não sabem o que é viver sem sol. Deve ser algo mesmo muito impressionante ter um dia assim na "capital do sol".
Agora, se os nossos publicitários para maravilhosos querem saber o que é viver em um dia, ou melhor, em uma semana sem sol, basta passar o inverno no Rio Grande do Sul...
Ford Ranger 2010