Ford Fusion e o prazer de dirigir um carro velho

O novo comercial do Ford Fusion 2010 é a prova da insanidade que tomou conta das Agências de Publicidade no Brasil. Pela primeira vez alguém gasta tempo, dedicação e dinheiro para provar que o bom mesmo é dirigir um carro-velho!

A campanha foi criada pela JWT para divulgar novo Ford Fusion. O comercial, intitulado "5 anos", tenta mostrar, de forma bem-humorada, como o novo veículo reflete parte das realizações pessoais e profissionais de seus personagens.

Tudo começa em um almoço de negócios. Uma executiva ambiciosa pergunta a um colega de trabalho onde ele se imagina daqui a cinco anos. Corta para o jovem empreendedor dirigindo o novo Ford Fusion (vale notar que em 2015 esse Ford Fusion NÃO SERÁ ASSIM TÃO NOVO). Ele está feliz, bem-sucedido, dirigindo o carro, ouvindo AC/DC e, do seu lado, a ambiciosa executiva como acompanhante.

De volta ao almoço de negócios, é do rapaz perguntar onde a executiva se imagina daqui a cinco anos. Então surge novamente o empreendedor dirigindo nem tão novo assim Ford Fusion, o AC/DC segue tocando. Porém, a mulher não está mais no banco do carona. Ela no banco detrás, lendo o jornal. Ou seja, ele se transformou no motorista particular dela!

Claro, a ideia da Agência foi mostrar que os homens são românticos e as mulheres são práticas e racionais. Todavia, de boas intenções o inferno está cheio...

Além do erro grotesco de mostrar o Ford Fusion como um carro velho. Afinal de contas, tanto o homem como a mulher imaginam que só terão o Fusion daqui a cinco anos. Até lá são dois derrotados sem grana para comprar o veículo. Mas como para fazer parte do obituário é preciso se destacar ainda existe outro grave problema no comercial...

No final do comercial é hora de entrar o slogan. Atenção! No ano passado a frase era: "Ford Fusion: quem tem, fez por merecer". Esse ano foi feita uma mudança sutil, porém importante para o fracasso do comercial. O slogan ficou assim: "QUEM DIRIGE o novo Ford Fusion, fez por merecer".

Mas peraí... Na segunda parte do comercial quem dirige é o rapaz. A executiva ficou no banco detrás lendo o jornal. Então ela NÃO fez por merecer o Ford Fusion? Ou será o aprendiz de Roberto Justus está sendo castigado? Afinal de contas ele é um mero motorista particular...

Em tempo, essa foi a primeira vez que a banda AC/DC liberou o uso de uma música sua, no caso "Back in Black", para o uso em um comercial. Deu para perceber por que eles tinham tanto receio de confiar nos publicitários...

Da Equipe de Articulistas

Ford Fusion