O loser e a incerteza absoluta do ser

O Loser vive sua vida, digo existência, com apenas uma certeza absoluta: vai perder sempre. Agora, quando, onde, como e, principalmente, o porquê são outros 450... E muitas vezes, o melhor é mesmo não saber...

O Golpe Final

O loser apanha a vida inteira e sempre continua voltando para apanhar mais um pouco. Mas chega um momento em que o perdedor acusa o golpe e começa a ter dúvidas se vale a pena continuar tentando, digo apanhando.

O Loser a Vingança

Em geral, o loser nunca consegue obter a sua vingança. Pois uma vingança é uma vitória, mesmo que precedida por uma derrota. Derrotas não faltam para o loser. Mas o problema acontece quando o perdedor tenta reverter a sua tendência natural ao fracasso e transformar um de seus muitos revezes numa gloriosa revanche. As chances disso acontecer são de zero a nulas.

O Loser e a traição

O loser entende uma traição. Ser substituído por alguém melhor; não só é esperado, como rotineiro na vida do loser. Mas o loser nunca entenderá ser substituído pela remota possibilidade de existir alguém melhor do que ele. Existe uma diferença.

Isso é tudo o que há?

O loser em algum momento de sua penosa existência poderá se questionar: isso é tudo o que há? Isso é tudo que a vida tem a lhe oferecer? Decepções e arrependimentos? Frustrações e desapontamentos. Sem obter um resposta o loser pode então se questionar: pode ficar pior? A resposta em poucas palavras: sim. Entrando em detalhes: sim, vai ficar pior e isso não é tudo que o destino tem a lhe oferecer. Mas o que virá também não vai prestar.

Por que mentir para um loser?

Como já vimos anteriormente o loser é um péssimo mentiroso. Mais do que isso, o loser não entende por que alguém iria querer mentir para ele. Qual o motivo para isso? Seria uma tentativa de manter as aparências? Para uma criatura com tão baixa estima uma mentira pode ser interpretada como um elogio.

À sombra do que poderia ter sido

O loser, muitas vezes, sem conseguir superar uma frustração qualquer, vai se contentar em fantasiar sobre ‘aquilo que poderia ter sido’. Como uma forma de se afastar da realidade, que vai tomar grande parte do seu tempo. Muito mais do que o necessário para simplesmente esquecer tudo e ir em frente com sua vida.

Bola pra frente que o fracasso é iminente

Uma das características mais peculiares de um perdedor é sua capacidade de continuar tentando. Mesmo errado e fadado ao fracasso, depois de começar algo, o loser vai insistir no erro. Até que seu fracasso pareça ser obra de uma determinação sobre-humana.

A difícil tarefa de perder com dignidade

Às vezes não basta para o loser ter consciência de que vai perder, é preciso, de alguma forma, convencer os outros que perdeu com dignidade. É uma situação capciosa, pois é preciso demonstrar um esforço extra, totalmente inócuo, sem ter interesse algum no que está fazendo. Chamado às vezes de profissionalismo. Mas também conhecido como prostituição ou, em algumas áreas, merchandising.

Falha épica

O loser conhece bem o fracasso, é para muitos seu mais fiel companheiro. Mas poucos perdedores conhecem os desígnios de uma falha épica. Algo imensurável, monumental, que irá perseguir o loser por toda a sua vida.

A Audácia de Perder

As vezes uma derrota pode parecer ao loser tão improvável, que é preciso fazer um esforço extra-humano para transformar essa oportunidade num viés. È preciso ter, literalmente, audácia para perder.

O loser não pode pensar por si próprio

A vida de um derrotado é repleta de decisões erradas. Um verdadeiro perdedor comete um equívoco atrás do outro. Mas por que isso acontece? Por que o loser insiste em se prejudicar até o fim dos tempos?

O que mais pode dar errado?

Depois de fracassar em todas suas aspirações e ter todos seus sonhos mais mundanos frustrados, o loser poderá se encontrará numa encruzilhada existencial e se perguntar: o que mais pode dar errado?

O loser e a doença

O derrotado foi escolhido pela natureza para ser uma espécie de laboratório de novos vírus. Sim, se houver uma doença estranha ou rara no universo, certamente o loser será o primeiro a manifestar os sintomas. Aliás, quanto mais incurável, melhor.

Não, você não pode

Na recente eleição americana, o então candidato Barack Obama, ou um dos seus muitos assessores, ou publicistas cunhou a frase: "Yes, We Can"- Sim, nós podemos- que se tornou um dos principais motes da campanha. Apesar de tolerável no calor do momento, uma eleição presidencial, o uso desse tipo de frase pode ter um efeito desastroso nas mãos de criaturas mais influenciáveis, como um perdedor.

Entrar com o pé esquerdo e sair com um pé na bunda

O loser tem sempre a inequívoca impressão de começar qualquer coisa com pé esquerdo e que vai sair invariavelmente com um pé na bunda. Em todos seus relacionamentos, empregos ou mesmo em simples tarefas cotidianas, o loser acredita sempre que alguma coisa vai dar errada. E normalmente a impaciência e desatenção leva o loser a cometer o erro que tanto ansiava.

A desidiosidade do loser

Muitas vezes o loser é tido como uma criatura preguiçosa, que não se esforça o suficiente para vencer os desafios da vida. Mas isso não é totalmente verdadeiro. O loser na maioria das vezes não é uma criatura desidiosa, apenas seus esforços são inócuos. Existe uma diferença.

O mau loser

Existe o bom e o mau loser. Poucos percebem a diferença. Na verdade, à primeira vista essas criaturas são bastante parecidas. Mas cada loser tem um comportamento próprio que facilita sua identificação.

Uma contínua série de pequenas tragédias

Um loser não é alguém que sofreu apenas uma derrota. Verdade seja dita, às vezes isso talvez possa parecer ser o suficiente. Mas, na verdade, um verdadeiro loser passará em sua existência por uma contínua série de pequenas e grandes tragédias.

O loser é o vencedor na menos 1

Uma das características mais marcantes do loser é que ele está sempre errado. Não importa o que aconteça, não importa a situação, o derrotado vai sempre tomar uma decisão equivocada. Ele é geneticamente programado para o fracasso, é incapaz de acertar em suas previsões...

Aprendendo a aceitar o fracasso

Uma das primeiras lições de vida que um loser deve aprender é a aceitar o fracasso. Mas não só isso: o loser deve aprender a aceitar o fracasso numa relax, numa boa, para não acabar se tornando um mau loser. se tornando um mau loser.

Antes só que um mau perdedor

É melhor andar sozinho do que com outros losers. Na companhia de seus semelhantes, o perdedor se torna competitivo e territorial. E no final das contas todos saem perdendo. Pois acabam entrando numa competição acirrada e sem sentido para ver quem será o primeiro perdedor.

Pequenos favores, grandes dívidas

O loser terá que viver grande parte de vida sua na dependência de favores de terceiros. É um ciclo vicioso onde todos saem perdendo, em especial o loser. Mas isso não é exatamente uma surpresa. Afinal o loser tem uma vida de altos e baixos, com mais baixos do que altos.

Falsas esperanças e futuros arrependimentos

Na vida do loser a simples existência de falsas esperanças é palco para futuros arrependimentos. Pois o loser se alimenta, às vezes literalmente, de ilusões passageiras. É o que o faz sair da cama todos os dias. Se não houver esperança, o que mais resta? Viver a dura realidade está fora de qualquer cogitação.

Derrotado por natureza

Um dos aspectos mais importantes do nosso estudo sobre o loser é tentar entender verdadeiramente a mente de um derrotado. O que não é uma tarefa simples. Mas, na sua essência, pode ser resumida da seguinte forma: o loser é um derrotado por natureza e derrotista por opção.

A Intuição adormecida

Sempre que é pedido para um loser tomar uma decisão ou resolver um problema. Este vai por instinto se recusar terminantemente a fazê-lo. Nada pode ser mais paralisante para um loser, do que a possibilidade de ter que resolver algo.

O Não-Fazer

Como vimos anteriormente para o loser toda a mudança será irremediavelmente para pior. Isso, obviamente, deixa poucas alternativas para o derrotado. Entre deixar tudo como está ou tentar algo novo. O loser precisa escolher sempre a primeira.

A Arte da Desistência

O loser vai, cedo ou tarde, desistir. É inerente a sua natureza amarelar. Não só isso: é válido e lúcido que a desistência aconteça antes que as coisas piorem. Pois as coisas sempre pioram...

Não Faça Planos

Para o loser fazer planos é tornar algo possível em inalcançável. O simples ato de pensar num estratagema qualquer para melhorar sua vida, já é suficiente para condená-lo imediatamente ao fracasso. O loser pode receber uma proposta de emprego na segunda-feira, sair fazendo planos mil por conta do novo salário e ser demitido na sexta-feira...

Toda mudança será castigada

Um dos primeiros sintomas de um derrotado é a urgência por mudanças. O loser acredita piamente que precisa mudar, pois em seus delírios de infundada grandeza esperava mais de sua triste e patética existência.

O Segredo

Se você é um perdedor, talvez precise que alguém lhe explique "O Segredo". Não estamos falando do livro. Pois se você precisar de alguém que lhe explique aquela picaretagem, o seu caso é mais grave do que possas imaginar... Estamos falando do "Segredo" daquilo que o impede de ser um vencedor, um winner.

O loser pode mudar?

Como já foi dito reiteradas vezes nesta coluna o estudo da vida do loser é algo deprimente e patético. Por isso, somente publicações em plena decadência podem ter saco, digo, paciência para analisar todas as sutilezas e percalços de um derrotado.

A teoria gravitacional do loser

Uma das regras fundamentais para a identificação correta de um derrotado parte de um princípio que tem se mostrado como inalterado desde o início dos tempos. O fato é que tudo gira em torno do perdedor. Esta idéia altamente difundida por cientistas que se dedicam a estudar o assunto também é conhecida como: "teoria gravitacional do loser".

Os Delírios de um Derrotado

O loser, como já foi dito antes, faz parte de uma maioria. Silenciosa, estúpida e quase bovina, mas ainda assim uma maioria. Essa particularidade pode causar no loser, com o passar do tempo, uma doença chamada DIG: delírios de injustificada grandeza.

As armadilhas para otários II

O loser é um sujeito facilmente manipulável. Aliás, nada mais fácil de ser enganado do que um perdedor de carteirinha. O derotado profissional faz a alegria de todos as loterias, bingos, rifas e sorteios de procedência duvidosa.

As armadilhas para otários I

O mundo é algo incompreensível para o loser. A todo instante ele é atropelado por fatos e circunstâncias fora de seu controle. O derrotado tem apenas uma certeza. As coisas sempre vão dar errado. Ele sabe que para alguém ganhar outro tem de perder. E, certamente, não estará no time dos vencedores.

O silêncio é o dever de todo loser

Muitas vezes em sua vida o loser é chamado a dar sua opinião. É importante ressaltar que este é um dos momentos-chaves da vida de qualquer derrotado. Seja qual for a idéia que ele exprimir, estará completamente errada. Por isso, nesta hora o importante é ficar calado. O silêncio é um dever de todo loser. Claro que pode acontecer de justamente em uma reunião de negócios chamarem o perdedor à ribalta para que ele explane seus pensamentos sobre a empresa.

Não Seja Você Mesmo

Um dos conselhos mais comuns, em geral o último de uma lista, em livros de alto-ajuda é o obtuso e enganador "seja você mesmo". Ele pode vir nos piores momentos como, numa entrevista para emprego ou num encontro às cegas com aquela menor de idade que você conheceu pela Internet: o importante é que você seja você mesmo.

Sublime Mediocridade, ou as vantagens de ser loser

O incauto leitor deve imaginar que não existem vantagens em ser um completo perdedor, mas está errado. O loser, apesar das vicissitudes da vida, possui alguns trunfos em relação aos seus semelhantes. Nada que lhe garanta uma existência digna ou mesmo sofrível. Mas convenhamos na atual situação qualquer coisa é lucro.

Freaks & Losers

As vezes não basta ser loser, é preciso ser freak. Ou seja é preciso ser um loser diferente dos outros. Pintar seu cabelo de roxo purpura, colocar um piercing no nariz talvez faça maravilhas pela sua auto-estima ( é o que eles dizem). Mas não isentará ninguém de ser um loser. Na verdade isso só tornará as coisas mais fáceis. Como resultado, ao menos, você terá alcançado um novo patamar entre as criaturas: candidato a freak show.

O mal-estar na loserlandia

Todo loser possui necessidades que ao longo de sua vida nunca são completamente supridas. Quer seja pela natural falta de habilidade para o convívio social ou sua notória facilidade de botar os pés pelas mãos. Isso leva o loser a um sentimento prolongado de inadequação e impotência diante os infortúnios da vida.

Arte da Derrota (continuação)

Como vimos no capítulo anterior o loser só pode vencer por erro de outra criatura. O medo de errar costuma paralisar o loser. O que o torna um alvo fácil das vicissitudes da vida. Jogar no erro do adversário é arriscado, mas é a melhor(única) alternativa que o loser possui.

A Arte da Derrota parte 2

Para se aperfeiçoar na Arte da Derrota a criatura precisa desenvolver o "espírito de loser". O que se manifesta geralmente na maneira do loser pensar e agir diante qualquer situação onde está envolvida uma derrota iminente

A Arte da Derrota

A vida das criaturas é, em geral, uma sucessão infinita de derrotas. Pode parecer estranho, mas perder sempre não é fácil. Não basta a incompetência natural das criaturas, é preciso anos de experiência e dedicação para se especializar na arte da derrota.

Capítulo 1: Conceito de Tendência Natural

Discutiremos nesse primeiro capítulo três conceitos de extrema relevância para entendermos essa criatura estranha e problemática que é o loser: Conceito de Tendência Natural, Exceção Artificial e Intervenção Divina.

Introdução: For Losers Only - O Livro de Auto-ajuda a ZeroZen

Aqui neste espaço tentaremos lançar alguma luz no mundo de trevas dos losers e outras criaturas. Acreditamos estarmos fazendo um serviço de utilidade pública, que possivelmente servirá de estudo para gerações futuras.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.