Falsas esperanças e futuros arrependimentos
Na vida do loser a simples existência de falsas esperanças é palco para futuros arrependimentos. Pois o loser se alimenta, às vezes literalmente, de ilusões passageiras. É o que o faz sair da cama todos os dias. Se não houver esperança, o que mais resta? Viver a dura realidade está fora de qualquer cogitação.
Então conviver com a idéia excruciante de que algo vai acontecer e as coisas vão mudar, sem aparente razão óbvia, se torna uma espécie de religião. Onde a fé é mais importante que a lógica. Mas essa necessidade quase utópica de uma fantasia, de uma alegoria cotidiana, é perigosa e pode levar ao vício e, finalmente, à loucura. Não há realmente outra saída.
O loser vai perseguir o inalcançável, como se isto fosse sua grande e única oportunidade. Vai lutar moinhos de vento, como se fossem dragões. E tentar convencer a si mesmo e todos ao seu redor a viverem o seu sonho. Mas toda falsa esperança cobra, como uma droga qualquer, um preço alto do seu usuário.
O arrependimento e a decepção se tornarão uma constante na vida do loser. Já que cedo ou tarde o loser terá que enfrentar a dura realidade: não há esperança; as coisas sempre pioram e toda mudança será para pior. Simples assim. Não há segunda chance, às vezes nem uma primeira. Agora aprenda a viver com isso.
Resta então, mais uma vez, estabelecer prioridades e diminuir expectativas. Quanto menos o loser sonhar melhor. Quanto mais alto forem seus anseios maior será o tombo. Em outras palavras, o loser precisa deixar a esperança para aqueles que possuem uma vida.
Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
As coisas pioram.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.