4losers.jpg (4935 bytes)

Capítulo 1


Discutiremos nesse primeiro capítulo três conceitos de extrema relevância para entendermos essa criatura estranha e problemática que é o loser: Conceito de Tendência Natural, Exceção Artificial e Intervenção Divina.

Conceito de Tendência Natural

O loser deve desde cedo se familiarizar com o conceito de Tendência Natural. A coisa equivale a uma teoria da evolução aplicada— lembram Darwin e aquela história seleção natural( estão vendo um padrão aqui?), de que só os mais aptos sobrevivem? Ou seja, todos menos você? Bem, a vida é mais ou menos a mesma coisa só que totalmente diferente.

A coisa funciona mais ou menos assim: se o loser estiver apto, ele não vai ser selecionado. E se ele não estiver muito menos. Sendo assim o loser vai passará boa parte da vida tentando obter essa aptidão que não possui e que se topasse com ela na rua possivelmente trocaria de calçada.

Existem, é claro, exceções que serão discutidas no tópico seguinte: o conceito de Exceção Artificial.

Conceito de Exceção Artificial

É quando contrariando todo e qualquer prognóstico negativo um loser é selecionado e começa a fazer parte dessa coisa que chamamos , na falta de algo melhor, de sociedade produtiva.

O loser então age quase que instintivamente de duas formas: põe tudo a perder rapidamente; ou põe tudo a perder com o tempo, após um breve período de falsa estabilidade. Quando ele pensa que vai conquistar todos seus sonhos.

É muito importante para o loser entender esse conceito, pois a falsa ilusão de esperança pode ser fatal. É nestes momentos que o loser comete todo tipo de desatino. Alguns muitas vezes irreversíveis, como: casamento, filhos essas coisas.

Conceito de Intervenção Divina( algo que provavelmente nunca vá acontecer)

Chamado também por alguns teóricos como exceção celestial, ou miraculosa. Trata-se de um conceito meramente teórico, sem qualquer embasamento prático, usado apenas como objeto de estudo. É quando o loser contrariando todas as probabilidades já conhecidas consegue não só ser escolhido como passa a ser um modelo na cadeia de seleção. Alguns estudiosos costumam incluir como exemplo de Intervenção Divina o que aconteceu com a comunidade nerd com o advento da Internet. Mas não chegamos a tanto, preferindo acreditar que a humanidade ainda não decaiu tanto.

Lembre-se sempre:

Você não faz as probabilidades.

O pior ainda está por vir.

Aprenda a perder. Você vai precisar.