O Segredo
Se você é um perdedor, talvez precise que alguém lhe explique "O Segredo". Não estamos falando do livro. Pois se você precise que alguém explique aquela picaretagem, o seu caso é mais grave do que possas imaginar... Estamos falando do "Segredo" daquilo que o impede de ser um vencedor, um winner.
Importante: mesmo que entenda o "Segredo", você continuará sendo um loser... Afinal anteriormente já analisamos a imobilidade na hierarquia social do loser: uma vez perdedor sempre perdedor, o Rubinho Barrichello que o diga. Ocasionalmente o loser pode ascender na hierarquia, mas, em geral, será breve e terá um fim abrupto. Fenômeno também chamado de burrice evolutória, que condena o loser a cometer os mesmos erros, ou piores, que seus progenitores.
Segundo Rhonda Byrne, autora do livro, 'O Segredo" se você acreditar em algo e se cercar de pensamentos positivos, além de se dedicar muito, vai conseguir 'sempre' o que quer. Tipo, OK. Mas isso dá muito trabalho... Em livros de auto-ajuda 'dedicação' é sinônimo de trabalho. Sem falar que se auto-sugestão tivesse algum tipo de poder sobre um loser, a maioria sequer saía da casa, quiçá da cama.
Autores desse tipo de livro falam no poder da auto-sugestão ou auto-afirmação, ou qualquer coisa 'auto' que isente o autor de culpa se não der certo. Esse é o primeiro segredo: sempre culpe o leitor pelo fracasso do seu método revolucionário. Se você se condicionar, acreditar que pode, miraculosamente consegue. Convenhamos, isso é altamente improvável. E desafia qualquer lógica.
Na essência, o segredo é parte da tal de Lei universal da atração magnética. No entanto, para que isso funcione, é preciso esquecer totalmente a primeira lei da probabilidade, que diz: não adianta nem tentar você não vai conseguir.
Sem mais delongas vamos ao Segredo:
O segredo é a resposta para tudo que foi e tudo o que será: ou seja sua vida continuará na mesma ou vai piorar. Pois lembre-se: as coisas pioram...
Aquilo que você deseja, não vai conseguir. E se conseguir, descobrirá que não era exatamente isso o que queria. E continuará na eterna busca por algo que você não tem a menor idéia do que seja. Repita esse processo até a morte e você descobrirá o segredo.
O que você precisa nunca é igual ao que você quer. E vice-versa.
O inimigo é o espelho, e ele costuma vencer sempre. Afinal, o loser costuma perder pontos sempre que abre a boca para falar alguma coisa.
Existe uma enorme diferença entre o que você pode e aquilo o que você deseja. No caso do loser essa diferença é ainda maior. A probabilidade de você quebrar a cara é infinitamente maior do que a soma de sua determinação e dedicação juntas...
Lembre-se sempre das três frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.