Antes só que um mau perdedor
É melhor andar sozinho do que com outros losers. Na companhia de seus semelhantes, o perdedor se torna competitivo e territorial. E no final das contas todos saem perdendo. Pois acabam entrando numa competição acirrada e sem sentido para ver quem será o primeiro perdedor.
Afinal se quem chegou em segundo lugar é o primeiro loser, existe obviamente muita de mão-de-obra disponível no mercado. É mais ou menos o que acontece, por exemplo, no mercado publicitário.
Também não é recomendável andar com 'winners', pois estes raramente dividem as glórias do sucesso, com quem quer que seja. Apesar de, em última analise, precisarem dos losers para obterem suas vitórias. Afinal, não há vencedores sem perdedores. A recíproca, no entanto, não é verdadeira. O loser não precisa do vencedor e, uma vez percebido esse fato, vai instintivamente tentar manter-se à certa distância dessa gente.
O vencedor, no entanto, procura se cercar de perdedores, como um humorista precisa de um 'escada'. Fenômeno que pode explicar, por exemplo, a carreira de alguém como o piloto Rubinho Barricello.
O loser vai ter que escolher entre a manutenção da rotina, lembrando sempre que toda mudança será para pior, ou tentar, de alguma forma, desvencilhar-se da influência do vencedor. Em resumo: loser está fadado a uma vida solitária e a um passo da paranóia. Mas se você conseguir ver as coisas pelo lado positivo, ao menos terá uma perspectiva na vida...
Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
As coisas pioram.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.