4losers.jpg


A Audácia de Perder

As vezes o loser se vê envolvido num cenário onírico, em que todas probabilidades parecem estar do seu lado. Ao ponto, que uma nova derrota pareça tão improvável que se imagina ser preciso fazer um esforço sobre-humano para transformar essa oportunidade única num viés.

Mas converter uma situação, aparentemente, favorável, num fracasso descomunal, não é algo impossível para um loser. É preciso ter, por assim dizer, a audácia para perder. Ter o ímpeto e dedicação, ou a falta de, para fazer aquele algo mais.

Pois mesmo quando talvez fosse necessário apenas cruzar os braços e esperar pelo pior. Afinal, como bem sabemos, quem espera pelo pior sempre alcança. O loser irá tentar se superar, por insegurança ou falta de noção mesmo. E acabará comprometendo quaisquer que fossem suas chances reais de vitória.

Verdade seja dita, o loser raras vezes desafia o seu inexorável destino de infelicidades e privações. Mas quando o faz, em geral, tamanha ousadia é reprimida de forma tão destruidora, que resta ao perdedor apenas a resignação. Por que tentar de novo?

Por isso é preciso ter, literalmente, audácia para perder novamente. Desafiar a lógica e insistir no erro, ou cometer um novo, é algo que requer um certo distanciamento da realidade, reservado somente aos muito corajosos ou aos tolos. Advinha agora a qual grupo o loser pertence...

Lembre-se sempre daquelas frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:

Você não faz as probabilidades.

O pior ainda está por vir.

As coisas pioram.

Aprenda a perder. Você vai precisar.

Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.

E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.