4losers.jpg (7419 bytes)

A Arte da Derrota parte 2


Como vimos no capítulo anterior, para tornar-se um exímio praticante da Arte da Derrota o loser deve sempre ter em mente os seguintes fatores:

- Saber onde e quando desistir.

- Saber lidar com o mínimo, e se contentar com isso.

- Se cercar de pessoas tão ou mais incompetentes do que você. Para nunca levar a culpa da derrota sozinho.

- Estar sempre despreparado para qualquer eventualidade. Na verdade essa é fácil, o loser só precisa respirar.

- Por fim, ter noção exata do que o importante não é competir, mas sim parecer ter competido. E consequentemente o importante não é vencer, mas sim perder de pouco.

O Bom e o Mau Loser

Para se aperfeiçoar na Arte da Derrota a criatura precisa desenvolver o "espírito de loser". O que se manifesta geralmente na maneira do loser pensar e agir diante qualquer situação onde está envolvida uma derrota iminente

Existem, basicamente, dois tipos de losers: aquele que se conforma e desiste( o bom loser) e aquele que não investe numa obstinada repetição de tentativas e erros que normalmente resultam numa tragédia de grandes proporções( o mau loser).

O bom loser já sabe que não pode ganhar, por isso ele só espera que a disputa acabe rápido para que o vexame não seja maior. Um grande filosofo da derrota já disse uma vez, que todas as probabilidades estão sempre contra você. Mas isso é uma maneira otimista de pensar. As probabilidades não só estão contra você, como você não sabe quem as determinou ou se essa criatura era confiável.

O mau loser é aquele que não apenas não sabe perder, como se não bastasse não se vê como tal. Essa criatura é a mais perigosa da sua espécie. Foi extensamente documentado por estudiosos do mundo inteiro que sua persistência infinita e falta de noção congênita pode causar sérios danos, não só para criatura como também a todos que o cercam.

O que acontece é que o mau loser nunca desiste de primeira. Continua tentando até que não exista mais solução e seja necessário a intervenção de uma pessoa. Caso outra criatura se aventurar no conserto do problema, é quase certo que as conseqüências serão catastróficas.

Falta ao mau loser a espiritualidade necessária para reconhecer que não possui chance alguma de sucesso. A criatura precisa entender que só possuirá êxito por erro de outros e não por iniciativa própria. Tudo que o loser fizer irá sempre agir contra ele.

Por isso o loser deve sempre estabelecer prioridades e diminuir expectativas. Como forma de aumentar suas chances de sobrevivência em nossa sociedade.

Continua na próxima edição...