O mau loser
Existe o bom e o mau loser. Poucos percebem a diferença. Na verdade, à primeira vista essas criaturas são bastante parecidas. Mas cada loser tem um comportamento próprio que facilita sua identificação.
É preciso primeiro levar em conta que o bom loser é um ser ideal, e existe apenas para fins de estudo antropológico. O que, em tese, torna mais fácil identificar o mau loser. Mas esse, como veremos a seguir, pode ser uma criatura capciosa.
O mau loser é literalmente aquele que não sabe perder. Mas não apenas isso. Por ser incapaz de entender a lógica de sua situação, o mau loser vai obrigatoriamente se considerar um eterno injustiçado. A sistemática recusa de sua condição de derrotado fará com que o mau loser passe a acreditar ser vítima de uma grande conspiração, onde tudo e todos no universo estão contra ele. Temos aí dois sintomas típicos do mau loser: a paranóia e a inconveniência.
Para piorar as coisas, e elas sempre pioram, ao menor revés o mau loser irá se frustrar e tentar uma nova estratégia mirabolante qualquer para tentar reverter sua sina. Quebrando assim duas regras básicas: aquela que diz que toda mudança será para pior e princípio do não-fazer. Desta forma o mau loser se torna capaz de atos precipitados e insanos, que muitas vezes o deixarão, e aqueles que o acompanham, em maus lençóis.
Não por acaso, o mau loser gosta de se cercar de outros de sua espécie. Afinal isso é útil na hora de culpar outros por seu último fracasso. E é também um dos poucos losers que é visto na companhia de vencedores, pois no fundo acredita piamente ser um. Apenas foi 'privado' do seu verdadeiro destino, nunca lhe foi dada uma oportunidade de mostrar seu valor. Quando desperdiçar oportunidades é um dos passatempos prediletos de qualquer loser.
Ao negar seu inexorável destino, o mau loser nunca compreenderá o significado de sua existência. Pensando bem, nem mesmo o bom loser saberia dizer exatamente qual o significado de sua existência. Mas numa sociedade onde o segundo lugar é o primeiro perdedor, todo loser precisa aprender a aceitar a derrota como algo trivial. Caso contrário terá que se preparar para uma constante seqüência de decepções, que possivelmente o levará ao vício, loucura ou a morte. O que acontecer primeiro.
Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
As coisas pioram.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.