A Intuição adormecida
Sempre que é pedido para um loser tomar uma decisão ou resolver um problema. Este vai por instinto se recusar terminantemente a fazê-lo. Nada pode ser mais paralisante para um loser, do que a possibilidade de ter que resolver algo.
O derrotado sabe que se corrigir um problema outro irá surgir para ocupar o seu lugar. E, como já vimos antes, toda mudança será para pior... Logo não existe realmente necessidade de corrigi-lo, pois o novo problema pode não ter solução ou resultar num busílis ainda maior.
Para o loser a percepção da existência de um problema é melhor do que a angustia e frustração, que envolve sua suposta resolução. É aquela coisa: se o problema existe e não está incomodando ninguém. O melhor é deixá-lo quieto no seu canto do que cutucar a onça com vara curta.
Sem falar que o enfrentamento de qualquer situação é um dos maiores temores do loser. Afinal sua limitada capacidade de discernimento vai, em geral, fazer com que o loser escolha a opção errada.
Este sempre foi um dos grandes mistérios que envolviam o derrotado. Mas estudos recentes descobriram que o loser sofre de um fenômeno chamado intuição adormecida, que o impede que discernir entre uma boa idéia e um monte de esterco.
Essa intuição passa a maior parte do tempo dormente e costuma se apresentar nos piores momentos. Quando, em geral, o loser deve ignorar seus instintos mais intrínsecos e aplicar os princípios do não-fazer. Nesses momentos o loser vai elaborar algum plano bizarro ao invés de optar pela solução mais simples e segura para os seus problemas. O que invariavelmente o colocara em roda de colisão com a realidade e todas as conseqüências de uma nova derrota.
Além disso depois de sofrer uma grande adversidade o loser costuma acreditar por intuição que o pior já passou, que se ele sobreviveu até agora, nada mais pode atingi-lo. Ledo engano. As coisas sempre pioram.
Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
As coisas pioram.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.