A Arte da Desistência
O loser vai, cedo ou tarde, desistir. É inerente a sua natureza amarelar. Não só isso: é válido e lúcido que a desistência aconteça antes que as coisas piorem. Pois as coisas sempre pioram.
Desistir ou não desistir? Para alguns está é a questão que não quer calar. Para o loser, no entanto, importante é não tentar. A primeira derrota que devemos aceitar é a nossa própria. Não há o que discutir. Ou o que contemporizar. Uma vez aceito, o loser pode ir adiante com sua vida.
O loser sofrerá muitas privações em sua existência. Será constantemente testado, analisado e, consequentemente, reprovado dentro dos mais absurdos critérios. Aquela impressão momentânea que algo pode dar errado, comum à todas pessoas esclarecidas, para o loser é uma certeza. Afinal as coisas sempre pioram. O que fará que o loser, em determinado momento, simplesmente pare de tentar. E o quão cedo isso acontecer melhor.
Isso representa um alívio momentâneo para o loser, a perda de um fardo e a conseqüente substituição por outro. Mas ser tachado de desistente é o menor dos seus problemas.
Pois se o loser se arriscar e enveredar-se pelos caminhos obscuros da sorte ou esperar por uma intervenção divina. Vai descobrir que sorte é um conceito vago e distante. Algo que o loser não possui. Não está incluso no original de fábrica e nem é opcional. E muitas vezes é simplesmente incompatível com o modelo original. Já uma intervenção divina, como vimos anteriormente, é algo que provavelmente nunca vá acontecer. Ao menos se acontecer pode ter certeza que será precedido pelo ressoar de trombetas e o surgimento de arcanjos dedilhando liras.
A pergunta que realmente não quer calar é: devem as pessoas desistir das criaturas? Afinal insistir no loser é como investir numa máquina de queimar dinheiro vazando óleo, que precisa de manutenção constante. Nada de bom pode sair disso...
Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
As coisas pioram.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
Escolha, portanto, a derrota.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.