Falha épica
O loser conhece bem o fracasso, é para muitos seu mais fiel companheiro. Mas poucos perdedores conhecem os desígnios de uma falha épica. Algo imensurável, monumental, que irá perseguir o loser por toda a sua vida.
É aquele tipo de derrota a que o loser irá se referir a cada novo infortúnio. É comum o loser começar uma frase com algo parecido com: “nada disso teria acontecido se...” ou “ não fosse por aquela vez, tudo seria diferente...”.
Um clássico exemplo de falha épica é a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 1950. Até hoje, não importa que tenham-se passado mais de 50 anos, algum locutor idiota, vocês sabem de quem estamos falando, vai trazer a tona a lembrança daquela derrota acachapante toda vez que o Brasil estiver jogando com o Uruguai. Pois entre esquecer as derrotas ou mantê-las vivas, o loser vai sempre escolher a última.
Mas o quê pode tornar uma derrota qualquer numa falha épica?Além da insistência do loser de reviver o seu passado? Para que se estabeleça um fracasso de proporções épicas alguns fatores devem ser levados em conta: é preciso entender que o loser não pode se dar ao luxo de entrar em uma roubada apenas para perder. Precisa tornar cada nova derrota especial.
Afinal o loser vai perder de uma forma ou de outra. Só resta então, estabelecer como: de uma forma trivial e inócua ou vexatória e catastrófica.
Talvez seja errado pensar que o loser tenha realmente algum poder de escolha. Já que sua capacidade de discernir entre o certo e o errado já se mostrou tantas vezes inexata.
Por isso, muitos perdedores acreditam que são capazes de evitar falhas épicas, apenas se mantendo a distância de tudo e tentando fazer o mínimo de esforço possível. Pois crêem que ao se empenharem em algo, o mínimo que seja, esse esforço extra seria capaz de desencadear uma verdadeira avalanche de erros.
Mas o principal problema com essa estratégia é que uma falha épica não é algo que normalmente o loser possa previr. Pois um perdedor vive num eterno estado de incerteza absoluta, onde mesmo não fazendo nada é capaz de cometer erros, seja por simples omissão ou por excesso de cuidado. Tipo, quem disse que seria fácil?
Lembre-se sempre daquelas frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
As coisas pioram.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.