A Apple sempre ficou conhecida por fazer peças publicitárias de impacto. Quem estuda publicidade pelo menos uma vez na vida assistiu ao comercial 1984, dirigido por Ridley Scott, que marcou o lançamento do primeiro Macintosh. Agora, a marca fez um comercial explicativo que mostra finalmente o porquê do iPhone ser tão caro.
Atualizada em 15 de Novembro de 2023
Leia Mais
Nada como saber usar um orçamento. A GALERIA. ag resolveu fazer um comercial do Itaú usando o apresentador Marcos Mion e o ator Sylvester Stallone. A ideia era replicar o momento icônico do filme Rocky nas escadarias de Chicago. O objetivo principal era passar uma mensagem positiva de incentivo para os clientes da instituição financeira. O que até seria possível, se a peça publicitária fizesse algum sentido...
Atualizada em 16 de Outubro de 2023
Leia Mais
A Motorola por anos viveu uma decadência que parecia irrefreável. Mas foi comprada pelo Google. O pessoal das buscas organizou a casa e criou uma linha de celulares com Android puro. Parecia um recomeço. Daí o Google vendeu a empresa e tudo foi ladeira abaixo de novo. O que fazer quando a empresa perde o rumo? Publicidade é claro...
Atualizada em 8 de Setembro de 2023
Leia Mais
O mrjack.bet é um site de apostas esportivas. Como se sabe, esse é um verdadeiro sinônimo de dinheiro fácil nos dias atuais. Afinal de contas, depois do fim dos bingos a jogatina tinha de encontrar um novo lugar. Mas como fazer para se destacar em um mercado tão concorrido? Usar a Deborah Secco em um comercial incompreensível...
Um truque publicitário recorrente é mostrar animais de estimação parecidos com seus donos. Se você quiser ser moderno pode chamar de tutores. Se você quiser ser um mi-mi-milênio pode chamar de pais de pet. De qualquer forma, esse é o argumento de venda do novo Citroën C4 Cactus. Peraí... Cactus? Nesse caso, não era melhor usar uma planta?
Se existe um comercial que define um obituário da publicidade é a peça VW 70 Anos – “Gerações”. É um comercial inacreditável do início ao fim. É quase como se fosse um episódio de Black Mirror. É assustador quando deveria ser emocionante. É bizarro quando deveria ser poético. Já dizia Belchior: “Nossos ídolos ainda são os mesmos/E as aparências/Não enganam não”.
Existe a clássica frase: "se beber não dirija". Mas ninguém nunca fez um exame de bafômetro na gravação de um comercial. Então, se as pessoas buscarem a transcendência no meio publicitário, o resultado pode ser algo como a peça feita para divulgar a marca Mike’s, drink pronto da Ambev feito de vodca e suco de limão.
A marca GWM Brasil fez a sua estreia no mundo publicitário brasileiro. E já veio direto para o obituário. Nada mau. Já conseguiu 100% de aproveitamento. Tudo por conta da peça criada pela agência Asia, uma empresa do grupo Africa. A campanha batizada de “Hello, tomorrow” é uma confusão inacreditável.
Atualizada em 28 de Fevereiro de 2023
Leia Mais
A Batavo lançou o Batavo NUV. É um iogurte com uma receita inédita no Brasil. O produto é feito à base de creme de queijo quark. Então nada mais normal do que divulgar o lançamento com um comercial. Só que depois de assistir a peça criada pela Talent Marvel a gente fica na dúvida sobre o que realmente colocaram no Iogurte Batavo Nuv...
Atualizada em 8 de Fevereiro de 2023
Leia Mais
A cantora Anitta já fez vários comerciais para a Rexona. A parceria entre a cantora e a marca começou em 2019. Aliás, ela é a garota propaganda de todo o portfólio de Rexona 72h. Mas também é capaz de mostrar, além de todos os seus atributos, que tem uma matemática digna de ministro da Economia...
Atualizada em 1º de Fevereiro de 2023
Leia Mais
Existe um tipo especial de propaganda quando se trata de um evento como a Copa do Mundo. Quase sempre o tema da campanha é ensinar o torcedor brasileiro a torcer. Para fazer isso da forma correta ele precisa consumir o produto da marca. É uma das tradições mais cretinas da publicidade. E quem levantou a taça em 2022 foi a campanha da Perdigão que deseja que o país ative o "modo Ivete".
Atualizada em 26 de Dezembro de 2022
Leia Mais
Alguns comerciais têm o dom de ser proféticos. A Sadia queria fazer a torcida brasileira dançar. Foi quase. Quem dançou mesmo foi a Seleção. A Sadia tentou vender seu mascote como pé-quente. Mas, fica a dica, associar frango com futebol nem sempre pode ser uma boa ideia...
Atualizada em 20 de Dezembro de 2022
Leia Mais
A Brahma achou que era uma boa ideia resgatar um hit da Copa de 2010. Por quê? Para homenagear a Copa de 2022? Não faz o menor sentido. A cerveja apresentou uma releitura da música “Waka Waka (This time for Africa)”. A canção fez sucesso interpretada por Shakira. Essa versão para a marca, reúne Zeca Pagodinho, Tierry e Bárbara Labres.
Atualizada em 8 de Dezembro de 2022
Leia Mais
O Bradesco é uma dessas presenças constantes no Obituário da Publicidade. Mas essa coluna não tem culpa. O pessoal se supera. Agora, o banco conseguiu errar feio em um comercial sobre cartão de crédito. O amadorismo é tanto, a cena é tão constrangedora, que é capaz de provocar aquele sentimento de agonia, de vergonha alheia.
Atualizada em 8 de Novembro de 2022
Leia Mais
Ao olhar para o título desta coluna, o atilado leitor da ZeroZen pode pensar que se trata de mais um dos tantos erros de revisão. Não desta vez. Esse é mesmo um comercial que une Tramontina e café. Claro que alguém pode estar pensando: "isso não faz o menor sentido". Então, para fazer parte do obituário é sempre preciso aquela dose a mais de ridículo e falta de noção.
Atualizada em 25 de Outubro de 2022
Leia Mais
Com o fim (ou não) da pandemia, a indústria automobilística voltou a vender carros. É hora de voltar a destruir o planeta. O problema é simples. Quem compra carro hoje em dia? É basicamente um sujeito rico e possivelmente um babaca. Veja bem, nada de errado em um comercial que tem como target os pascácios, os lorpas, os pacóvios. Afinal de contas, eles são a maioria da população brasileira. Mas o Fiat Fastback passou vexame, ainda que - sem querer - tenha explicado os problemas do Brasil.
Atualizada em 18 de Outubro de 2022
Leia Mais