Motorola Razr 40 ou as aparências não enganam não


A Motorola por anos viveu uma decadência que parecia irrefreável. Mas foi comprada pelo Google. O pessoal das buscas organizou a casa e criou uma linha de celulares com Android puro. Parecia um recomeço. Daí o Google vendeu a empresa e tudo foi ladeira abaixo de novo. O que fazer quando a empresa perde o rumo? Publicidade é claro.

Só que a Motorola conseguiu errar feio. A empresa fez a campanha de lançamento dos seus novos smartphones dobráveis. Até aí, tudo bem. Mas usou a cantora Gloria Groove para interpretar a música Oops!… I Did it Again em formato de videoclipe. Aliás, a Motorola basicamente fez um clipe para a Gloria Groove.

Ficou confuso? Não sabe quem é Gloria Groove? Calma, a ZeroZen explica. Gloria é, na verdade, Daniel Garcia Felicione Napoleão, mais conhecido por seu nome artístico. Em tese, ela ou ele - depende do referencial adotado - é um cantor, rapper, compositor, drag queen e dublador brasileiro. Iniciou sua carreira em 2002 no grupo Galera do Balão, nova versão da Turma do Balão Mágico.

Ou seja, a Motorola está fazendo releitura moderna dos seus smartphones dobráveis e por isso a regravação de Oops!… I Did It Again, um sucesso dos anos 2000. Bem, mas se era pra chamar a atenção, por que não ir atrás do original? Por que não contratar a Britney Spears?

O conceito da peça é, no mínimo, discutível. "Abra a cabeça, feche a mesmice". As cenas de todo o videoclipe mostram pessoas cheias de atitude. Ou o que os executivos da Motorola acreditam ser o jovem descolado dos dias atuais. Aliás, o auge da juventude é passar a noite em um karaokê!! No meio de tudo isso, Gloria Groove canta (sic e sci-fi) a música de Britney Spears.

A ideia central da peça publicitária é transmitir o status pop do dispositivo para a nova geração. Drag-queen? Karaokê? Talvez a marca tente posicionar o smartphone como uma ponte entre a tecnologia e o mundo fashion. Mas o mundo fashion já fez sua escolha há anos. Chama-se iPhone. O público do Motorola é outro. Basicamente quem não tem dinheiro para comprar iPhone ou Samsung. E, para esse público, o comercial não faz o menor sentido.

Curiosamente, no final do comercial, Gloria Groove olha o seu próprio Instagram. Recurso esperto para as pessoas saberem quem está estrelando o filme publicitário. Mas se você precisa usar esse truque, então a sua estrela não é famosa o suficiente. Ela fecha o smartphone que marca 6h39 e diz ops! Gente, o jovem de hoje acha o máximo de rebeldia dormir antes das sete da manhã? É dose pra mamute.

O processo criativo e estratégia para lançamento da campanha foi desenvolvido pela Euphoria Creative, em parceria com a Motorola. Em essência, o objetivo era incentivar o público a romper padrões e ter atitude para abraçar novas experiências. Mas, nesse caso, as aparências não enganam não. E nem todo mundo quer esse tipo de experiência. A não ser que a Motorola queria vender celulares pro Ronaldo Fenômeno...

Da Equipe de Articulistas

Motorola Razr 40

https://www.youtube.com/watch?v=6QSQcK9pS2w