Tramontina entra na briga do café
Ao olhar para o título desta coluna, o atilado leitor da ZeroZen pode pensar que se trata de mais um dos tantos erros de revisão. Não desta vez. Esse é mesmo um comercial que une Tramontina e café. Claro que alguém pode estar pensando: "isso não faz o menor sentido". Então, para fazer parte do obituário é sempre preciso aquela dose a mais de ridículo e falta de noção.
Em setembro, a Tramontina lançou uma nova campanha. A ideia é evidenciar os diferentes momentos ao longo da vida. Ou seja, a pessoa sai da casa dos nossos pais e vai morar sozinho ou com alguém. Ou então, a gente tem filhos e/ou pets. Isso são mudanças, novas fases, como, por exemplo, se formar ou conseguir um emprego. A lógica é: nas diferentes fases a Tramontina estará presente com o seu portfólio de produtos.
O primeiro filme da campanha exalta o lado Tramontina da vida. Até, tudo bem. Depois a campanha segue com a fase da diversão na cozinha. Novamente, faz sentido com os produtos da marca. Só que aí vem o momento mágico. O comercial sobre os novos sabores. Como representar isso? E mais importante: como conectar com a marca?
Bem, o comercial mostra uma família tomando café. Há um brinde com três xícaras. O narrador diz: Olá! Bem-vindo a você que começou a apreciar o sabor do café. Há uma mesa posta e farta. Então, o pai da família vai colocar café na xícara da sua esposa. Ela rapidamente retira a xícara. O açúcar termina esparramado na mesa. Sujeira por todo lado. O narrador reforça: "bem-vindo a você que passou a apreciar o sabor do café sem açúcar".
A mãe dá um sorriso constrangido. Em desespero, o pai olha para a filha. Ela faz uma cara: "é... não tem mais jeito. vamos ter que internar a mamãe no sanatório". A família faz um novo brinde e o comercial termina!! Então, fica aquela dúvida básica: "o que diabos esse comercial está vendendo?".
Não faz o menor sentido. Pior ainda: a Tramontina entrou na briga do café. E deixou claro que o certo é café sem açúcar!Por quê? O que a marca ganha com esse posicionamento. Enfim, para Tramontina é café sem açúcar. Aliás, é café sem café! Por que em todo o comercial as xícaras estão vazias...
Tramontina entra na briga do café