Brahma Waka: um comercial com 12 anos de atraso?


A Brahma achou que era uma boa ideia resgatar um hit da Copa de 2010. Por quê? Para homenagear a Copa de 2022. A cerveja apresentou uma releitura da música “Waka Waka (This time for Africa)”. A canção fez sucesso interpretada por Shakira. Essa versão para a marca, reúne Zeca Pagodinho, Tierry e Bárbara Labres.

Parece uma boa ideia que está somente com 12 anos de atraso. Vai ver que depois da separação ficou mais fácil convencer a Shakira a ceder a música para o comercial. Aliás, a campanha criada pela Africa, com produção da Tropical Filme, é um primor de insanidade. Nada faz sentido na peça publicitária.

O filme, que dura um minuto, começa no alto de uma colina com o cantor Zeca Pagodinho supostamente alcoolizado. E talvez essa seja a cena mais realista de todo comercial. Ele liga o celular em um carro de som e empurra o veículo ladeira abaixo. Sobe o som com um sucesso de 12 anos atrás.

Neste momento, algum desavisado pode dizer: "Ah, mas pelo menos o Brasil ganhou a Copa na África do Sul. Por favor, caro mi-mi-milênio, consulte o Google. De qualquer forma, o carro de som passa na frente de um bar. Todo mundo segue bebendo e cantando. Ninguém se preocupa em parar o carro de som. Certo. Cada um com seus problemas.

De repente, Galvão Bueno aparece pintando a rua? Ué, já acabou o contrato com a Globo? É isso que ele pretende fazer na sua aposentadoria? O comercial se passa no futuro? Fica o questionamento. O carro segue avançando e as latas de tinta Brahma explodem com as cores do Brasil. Tudo bem, a cerveja tem mesmo gosto de tinta, mas é um exagero.

O carro segue passando pelo meio de uma fábrica da Brahma. Os funcionários devem ter sido liberados para assistir o jogo da Seleção. Todo mundo já está bebendo, inclusive um cadeirante! Isso sim, é diversidade. O carro segue passando na frente de uma festa com várias subcelebridades irrelevantes e, portanto, com cachê baixo. O carro de som ainda passa por alguns memes como o maníaco da Rússia em 2018. De novo! Alguém pode avisar na agência África que a gente está em 2020?

Zeca Pagodinho aparece novamente. Como ele desceu a colina tão rápido. Com essa rapidez podia jogar de lateral na seleção brasileira! Aparecem bonecos de Olinda de Zeca Pagodinho e Galvão Bueno. Além disso, há um boneco do atacante Pedro vestindo a camisa 9. Mas ele é reserva!! Será que o pessoal da África já assistiu uma partida da Seleção? Mais importante ainda: se os bonecos são de Olinda, a gente estava todo tempo em Recife?

O comercial termina com o slogan: "nossa brahmosidade vai tomar a Copa". Desse jeito vai tomar a cozinha e a sala também. É muita gente fora de si ao mesmo tempo. O “Waka Brahma” conta com as participações de Galvão Bueno, Paulo Vieira, Bia Zaneratto, Arthur Picoli e Gizelly Bicalho. Além de referências a vários memes da internet.

Em tempo, a Fifa lançou, em abril de 2022, a primeira música oficial da Copa do Mundo. Intitulada “Hayya Hayya (Better Together)”. O single é interpretado pelos cantores Trinidad Cardona, Davido e Aisha. Ao todo, já foram lançados quatro hits. Além disso, também foi lançada a música “The World Is Yours to Take”, apresentada pela Budweiser e que conta com o rapper Lil Baby..

Da Equipe de Articulistas

P.S.: Em 1972 o músico americano Frank Zappa lançou um álbum chamado: Waka / Jawaka. Que não tem nada a ver com coisa alguma. Mas é algo.

Brahma - Waka Waka https://www.youtube.com/watch?v=oBerijkKtLI

Brahma - Waka Waka:

https://www.youtube.com/watch?v=oBerijkKtLI