Citroën C4 Cactus: aposta nos pais de pet e na falta de memória
Um truque publicitário recorrente é mostrar animais de estimação parecidos com seus donos. Se você quiser ser moderno pode chamar de tutores. Se você quiser ser um mi-mi-milênio pode chamar de pais de pet. De qualquer forma, esse é o argumento de venda do novo Citroën C4 Cactus. Peraí... Cactus? Nesse caso, não era melhor usar uma planta?
Diga-se de passagem, esse comercial merece um pouco de história. Para quem está entrando agora em uma faculdade de publicidade, vale a lembrança. Em 1999, a AlmapBBDO levou o Leão de Ouro no Festival de Cannes de 2000 com a campanha “Might Look Like You” (ou “Semelhanças”, em português), para a ração Cesar, da Effem. Seis anos mais tarde, em 2015, foi a vez da agência Sunset criar o comercial “A Cara do Dono”, o objetivo era vender a ideia que a Nextel tinha planos para diversos tipos de clientes.
Ou seja, o Citroën C4 Cactus pode ser novo. Mas a ideia do comercial não é. A peça publicitária começa com uma mãe dirigindo o carro pelas ruas de uma cidade. A sua filha olha atentamente para a rua no banco de trás. Uma série de tutores aparecem ao lado de seus animais de estimação. Todos são muito parecidos com seus donos. E todos são cachorros. Mas a menina não parece muito entusiasmada.
Então a mãe sorri e pega a estrada. Seria para ir a um shopping? Não. Seria para visitar outra cidade? Não. Ela simplesmente decide atravessar a América Latina. O comercial não mostra, mas o GPS certamente deve ter dito: "você só pode estar de brincadeira".
Porém, onde a zelosa mãe foi? Aparentemente ela partiu rumo ao Peru. Sim, foi até o país para visitar uma feira de adoção! Para adotar uma Alpaca!! Em tempo, apesar de alguns pascácios terem afirmado que o comercial usa uma Lhama isso é fake news. As lhamas possuem orelhas largas e com forma de banana. Já as alpacas têm orelhas simétricas e com o formato de pera. (ZeroZen também é cultura, pô!).
A menina leva um filhote para casa. Entra o slogan: Citroën C4 Cactus: o carro para todo tipo de família. O foco do comercial é em famílias que amam Alpacas? Aliás, a garotinha fica feliz por que o animal tem a sua cara. O que é no mínimo curioso. Quem quer ter cara de Alpaca?
Enfim, as Alpacas fazem parte do folclore peruano. Inclusive, no país o fim do mundo é conhecido como alpaca-lipse...
Novo Citroën C4 Cactus: espaço e conforto para toda a família