Starwars Episódio I - A ameaça Fantasma

chsw.jpg (16709 bytes)

Tudo o que queria saber e também o que não gostaria de ouvir sobre o primeiro episódio da trilogia.

Ninguém pode dizer que não avisamos, em nossa edição de maio já havíamos antecipado o que no fundo todo mundo já sabia. Mas é preciso que se diga a verdade: a ZeroZen matou a charada, cantou a pedra e psicografou a jogada. Pensando bem nem merecemos todo o crédito, pois previmos o óbvio ululante: StarWars Episódio I - A ameaça Fantasma é uma bomba, um embuste, uma grande, imensurável, incontestável BOBAGEM!

Disseram que ZeroZen estava remando contra correnteza, talvez, mas se remávamos contra a correnteza era para não cairmos na mediocridade rasteira que infesta a imprensa brasileira, que neste episódio demonstra mais uma vez que funciona por adesão. Pois o pensamento da maioria de nossos tolos jornalistas tupiniquins parece ser: que se é mania nos EUA, deve ser mania aqui também. Mas não é bem assim.

Essa gente incompetente que não faz o seu dever de casa, se esquece que a primeira trilogia de Starwars sequer está entre as maiores bilheterias do país. O filme Os Trapalhões na Guerra dos Planetas de 1978 que tirava um sarro do primeiro filme de Starwars foi visto por mais de 5 milhões de pessoas no país, todos filmes da primeira trilogia de Guerra nas Estrelas, juntos não alcançaram essa cifra, no Brasil( vamos deixar isso bem claro). Inclusive Os Trapalhões detém o recorde de público nacional, seus filmes foram assistidos por mais de 100 milhões de pessoas. E depois para não dizerem que o cinema nacional não tem público, o filme de maior bilheteria individual até hoje no país é Dona Flor e Seus Dois Maridos, que a despeito de suas qualidades foi visto por mais de 12 milhões de espectadores.

Agora para terem uma idéia a estimativa mais positiva para Starwars é que seja visto por 3,5 milhões de espectadores no Brasil. Ou seja não é relevante, não é noticia, nem para nota de rodapé em contra-capa de segundo caderno cultural. Mas a fauna de fracassados e eternos wanna bes da imprensa nacional querem fazer você acreditar que o primeiro episódio de Starwars é a coisa mais importante que existe neste fim de milênio. Se vocês queriam ver histeria, o aeroporto é a melhor saída, vão para os Eua, ou para o Japão, lá talvez vocês encontrem o que procurem.

Não se pode negar que tamanha propaganda deu resultado positivo: o filme conseguiu quebrar o recorde de bilheteria, para um filme estrangeiro, sendo visto por mais de 720mil espectadores na primeira semana de exibição, mas ainda está longe de alcançar qualquer uma das maiores bilheterias nacionais. No entanto esse fato se deve muito mais pela maciça campanha publicitária em torno do filme do que por qualquer mérito  que Starwar Episódio I possua.

Mas no caso de que você não esteja convencido leia o que os nossos colaboradores tem a dizer sobre Starwars Episódio I – A Ameaça Fantasma:

Episódio I - O Roteiro Fantasma - Saulo Gomes

Pra que???????? - César Steffen

Não deixe de ler também  as especulações sobre os próximos episódios de Starwars