Planeta Atlântida 2004

O planeta está dominado. Essa é a conclusão depois do encerramento da 9ª edição do Planeta Atlântida, digo, Planeta Orbeat, como deve ser conhecido daqui para frente. A máfia da Orbeat, gravadora do grupo RBS, simplesmente tomou conta e não tem mais para ninguém. Para aqueles que não estão familiarizados com os desmandos do sul do país a Orbeat é como uma Som Livre, só que especializada em música tradicionalista e artistas falidos.

E por artistas falidos entenda como bandas que nunca irão conseguir fazer qualquer sucesso fora do Rio Grande do Sul. E por Rio Grande do Sul entenda Porto Alegre. Assim o Planeta Atlântida se tornou uma vitrine para os artistas da Orbeat, que de forma alguma representam o melhor da produção cultural do sul, ou do que seja.

A coisa se tornou tão ridícula que no Planeta Atlântida, digo Orbeat, existe um palco chamado Orbeat Mix onde artistas de “renome” nacional, como Nando Reis, Los Hermanos e Nação Zumbi são obrigados a tocar para dar lugar no Palco central para os artistas da Orbeat. É como se a Som Livre inventasse de fazer um festival de verão no Rio de Janeiro e resolvesse colocar o André do BBB1 no palco central só por este pertencer ao cast da gravadora.

Curiosidade
Essa foi a primeira edição do Planeta Orbeat, digo Atlântida, a chamar a atenção de outras emissoras de televisão, que não fazem parte do grupo RBS. O canal pago Multishow da Globosat, logo quem, resolveu transmitir o evento e obviamente sofreu com amadorismo a produção local.

Inicialmente o canal anunciou como um dos destaques do festival o show da banda carioca Los Hermanos que deveria tocar no palco principal no domingo. Mas que devido a recepção fria à banda em Santa Cantarina ou para dar espaço aos artistas da Orbeat os Los Hermanos foram escanteados para o palco Orbeat Mix(sic/sci).

Assim apesar de anunciado em todos os comerciais do evento nada de show do Los Hermanos para os assinantes do Multishow. Isso não soaria tão errado se para o lugar dos Los Hermanos tivessem sido incluídos Da Guedes e Chimarruts.

Confira a crítica dos shows do Planeta Atlântida:

- Dia 6 de fevereiro

- Dia 7 de fevereiro

Da equipe de Articulistas