Quem roubou os notebooks da Petrobras?
O ZZ-files, que é capaz de desvendar as mais intrincadas conspirações internacionais, não poderia jamais ficar de fora quando algo misterioso e inexplicável acontece em território pátrio. Quando as primeiras notícias sobre o roubo de notebooks da Petrobras chegaram redação da ZeroZen, todo mundo sabia que era hora de abrir mais uma cerveja e só depois começar a pensar no assunto.
Como sempre, a resposta da conspiração é simplesmente increditável. Tudo começou quando foi revelado, em janeiro de 2008, o furto de quatro notebooks com dados confidenciais sobre áreas petrolíferas da Petrobras. A ação, em um primeiro momento, foi classificada de espionagem industrial. O fato acabou sendo investigado pela Polícia Federal diante do risco à segurança nacional.
É importante notar que a estatal tinha anunciado recentemente a descoberta de reservas de gás e petróleo consideradas gigantes no litoral brasileiro. Mais interessante ainda: a PF confirmou que nos laptops estariam armazenados dados colhidos pela empresa norte-americana Halliburton, que presta serviços à Petrobras. A Halliburton foi contratada para realizar testes em reservatórios, possivelmente incluindo o megacampo de Tupi, na bacia de Santos.
Os equipamentos estavam dentro de um contêiner transportado por navio entre Santos e Rio de Janeiro. Depois, os notebooks foram levados por via terrestre, no trecho final, que tem em torno de 200 Km, entre a capital fluminense e Macaé. A transportadora utilizada foi a Transmagno, com sede em Macaé.
Porém, funcionários da Halliburton identificaram a troca de um cadeado, apontando violação do contêiner. A Petrobras foi comunicada e, posteriormente, a PF. A polícia informou - detalhe importante - que o contêiner não foi apropriadamente preservado para a perícia.
Após um tempo, em fevereiro de 2008, a Polícia Federal anunciou a prisão de quatro vigilantes do terminal portuário Bric Log suspeitos de envolvimento no furto de quatro laptops da Petrobras. O superintendente da PF no Rio, Valdinho Jacinto Caetano, garantiu que o furto foi crime comum e não espionagem industrial e informou a recuperação de grande parte do equipamento.
Claro que o Zeronauta já está com a pulga atrás da orelha. O furto teve detalhes de profissionalismo, mexeu com informações dignas de afetar a segurança nacional e tudo não passou de um reles caso causado por larápios chinfrins?
Bastou a ZeroZen escarafunchar as pistas ignoradas pela tacanha mídia nacional para chegar a verdadeira - e supreendente - resposta deste desafiador mistério. Pois bem, sem mais prolegômenos só resta dizer que o culpado pelo roubo dos notebooks da Petrobras e ninguém menos do que o Corredor X!!
Sim! Antes que o Zeronauta começar a formatar o HD de seu notebook, basta saber que no dia, 30 de janeiro, a Petrobras, fechou um acordo com a Warner para ter sua marca veiculada no filme Speed Racer. Vale notar que no mesmo dia o contêiner com os notebooks chegou a Macaé. No dia seguinte, os funcionários da Halliburton constatam o furto.
Lógico que isto não poderia ser uma coincidêcia. Mais ainda: no filme, segundo informações do Gerente de Publicidade da empresa, Luiz Antônio Vargas, a estatal será representada por uma equipe de corrida. A empresa fez o pedido de que na história a equipe utilize biocombustível, o que fica explícito no nome da escuderia que seria "Petrobras Bioenergy".
A Petrobras pagará US$ 1 Milhão pela para ter sua marca no filme. Entretanto o pagamento está condicionado a aprovação das cenas em que a marca BR aparecerá no filme e que ainda não se sabe exatamente quantas serão. Com a estratégia, a Companhia de petróleo se torna a única do ramo envolvida com a produção e poderá fazer ações promocionais do filme pela América Latina. Ao que tudo indica o Green Energy, carro da Petrobras inserido no filme, competirá na disputa final.
Ora, com esses dados o culpado do roubo se torna óbvio. O corredor X veio até o Brasil roubar a fórmula do biocombustível que a Petrobras vai usar no filme do Speed Racer! Aliás, se ele vencer o seu irmão ficará claro que o seu carro estará aditivado! É só investigar o tanque de gasolina...
A verdade está lá fora roubando as calotas do Match 5
Considerações finais
1 - Vale notar que se qualquer empresa que tem o seu projeto secreto de biocombustível roubado por um personagem de filme, só pode escolher alguns bois-de-piranha para que assumam a culpa.
2 - Alguns articulistas chegaram a sugerir o nome de Rubinho Barrichello como o culpado do roubo dos notebooks. Maldade pura. Todos sabem que ele não seria rápido o bastante...
O texto acima é uma obra de ficção e qualquer coincidência com pessoas ou terceiros é meramente acidental ou usada como forma de paródia.