A conspiração Orkut
A ZeroZen, a revista que decaiu como ninguém mais decaiu, recebe todo mês centenas de cartas. A maioria são intimações do governo federal, contas e mais processos. Enfim, a velha rotina de sempre. Contudo, desta vez, foi um estranho e-mail que nos chamou nossa atenção. Ele alertava para os perigos do Orkut.
No texto, havia a explicação de que, inspirado nos modelos de pesquisa já desenvolvidos em território americano, o governo brasileiro iria promover um recenseamento obrigatório de toda a população brasileira que possua faixa de renda familiar entre 10 a 50 salários mínimos.
O modelo de questionário aplicado seria um formulário digital onde as informações prestadas, compulsoriamente por todos os cidadãos brasileiros notificados, poderiam ser acessadas via rede mundial de computadores por qualquer pessoa que possua acesso a um computador, seja em sua residência, local de trabalho ou lazer.
Mais ainda, o texto apócrifo garantia que as respostas seriam acompanhadas de registros fotográficos quando houver a necessidade de identificação de parentes, filhos, dependentes ou qualquer outro fato relevante à verificação da legitimidade das informações. Quem fosse notificado e não respondesse ao questionário, será autuado em 5 salários mínimos.
Bem, é claro que o e-mail era falso. Porém, o paranóico Zeronauta já percebeu que algum não ia bem no sistema de relacionamento baseado em rede de amigos criado pelo Google. Como se sabe, quem tem Orkut tem medo. Foi neste momento que as nossas investigações começaram. Depois de alguma peregrinação pelos mais obscuros sites da Web descobrimos uma conspiração horripilante. Era hora de abrir mais um ZZ-files.
Tudo começa quando um funcionário do Google teve a idéia de criar um programa que funcionasse como uma rede de relacionamentos. A coisa foi em frente e levou o seu nome. O Google esperava um sucesso retumbante com o Orkut. Porém, algo estranho ocorreu. Houve uma invasão brasileira. Sabe-se lá por que o Orkut virou mania nacional.
Os americanos espantados com a chegada da patuléia migraram para outros programas como o My Space. Atualmente os brasileiros são maioria no Orkut. O sucesso foi tanto que o Google declarou que o Orkut funcionaria como a porta de entrada da empresa neste impoluto país tropical. Vale notar que os donos Serguey Brin e Larry Page vieram ao Brasil. Ficaram apenas dois dias e voltaram para os Estados Unidos sem especificar os motivos de sua visita.
Então, o paranoico e decadente Zeronauta, pode estar a se perguntar. Então o e-mail é mesmo verdadeiro? O Google usa o Orkut para o mal? Nada mais falso. A empresa é completamente inocente. Eis a genialidade da conspiração. O Orkut, na verdade, foi comprado pelo governo brasileiro!!!
Antes que o desconcertado Zeronauta volte a usar o Altavista, cabe uma explicacação. Os donos do Google vieram ao Brasil vender o Orkut. Tudo que eles queriam era se livrar desse elefante branco. Depois da invasão brasileira, eles perderam a oportunidade de transformar o programa em um sucesso nos Estados Unidos, principal mercado Web do mundo.
Então o governo brasileiro de posse de uma poderosa ferramenta (provavelmente adquirida por uma ninharia) fez o que qualquer governo faria. Começou a bisbilhotar a vida de seu povo. Por isso que o Orkut passou a ser usado como instrumento para decidir - até mesmo - vagas de emprego. Sim, o que existe é um imenso banco de dadose criado inocentemente pela própria população.
Como se sabe, Orkut de bêbado não tem dono. Qualquer informação que você deixou lá pode mais tarde ser usada contra você. Bastam poucos minutos de navegação e é possível saber se você tem dois filhos, tem uma namorada, estuda no colégio tal, freqüenta cinemas... Até mesmo uma foto está colocada na página inicial para facilitar a identificação.
Curiosamente, uma das novas ferramentas do Orkut permite que o usuário saiba quem foram as cinco últimas pessoas que passaram pela sua página. Se por um acaso, você tiver a visita de alguém que se intitula "censo 2006", "governo federal vigia você" ou "saudades do SNI" não diga que a gente não avisou...
A verdade está lá fora tomando Vodka para impedir que os Kosovo fiquem congelados
Considerações Finais
1- Cabe, claro, uma pergunta de relevância total. Saberia o presidente Lula desta terrível conspiração? Especulamos que não. Afinal, se o sujeito não sabia do mensalão não deve conhecer o Orkutão...
2- Há outra conspiração que explica por que as empresas de Internet começaram a oferecer e-mails gratuitos com uma quantidade absurda de espaço. O motivo é simples. Com tanto espaço, você não deleta mais os seus e-mails. Logo, sobra mais tempo para eles lerem o que você tem na sua caixa postal...
O texto acima é uma obra de ficção e qualquer coincidência com pessoas ou terceiros é meramente acidental ou usada como forma de paródia.