Iruan e a gripe do frango
No fascinante mundo da diplomacia não pode haver lugar para piedade. O ZZ-files deste mês abre seus arquivos implacáveis para revelar uma bombástica conspiração feita com o objetivo de derrubar com as importações brasileiras. Tudo começou com a inacreditável e comovente história do menino Iruan Ergui Wu, de oito anos.
Iruan Ergui Wu nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele era filho da brasileira Maria Tavares Ergui e do marinheiro Teng-Shu Wu. O casal se conheceu no Uruguai. Em 1998, Maria Tavares morreu de leucemia e Iruan passou a ser criado pela avó, Rosa Leocádia Ergui, em Canoas. Em março de 2001, o pai Teng-Shu Wu pediu a Dona Rosa para levar o filho a Taiwan, para que fosse apresentado aos familiares e conhecesse um pouco da cultura local. A avó permitiu a viagem. A única condição imposta foi a de que Iruan deveria voltar em duas semanas para continuar as aulas. Os dois embarcaram em 15 de março.
Uma semana depois de pai e filho chegarem a Taiwan, Wu morreu de forma misteriosa enquanto dormia. Seu irmão, Huo-Yen Wu, decidiu ficar com o sobrinho para criá-lo em solo taiwanês, alegando que era tradição local e um desejo do pai. A partir daí, a avó Rosa Leocádia Ergui começou uma longa batalha judicial para trazer a criança de volta ao Brasil.
Ao mesmo tempo, uma epidemia de gripe do frango surgiu na região. A doença, uma variante agressiva do vírus H5N1, atinge também seres humanos. Aproximadamente, momento, 50 milhões de aves morreram ou foram sacrificadas nos países afetados pela gripe do frango (Estados Unidos, Camboja, Coréia do Sul, China, Indonésia, Japão, Laos, Paquistão, Taiwan, Tailândia e Vietnã).
De acordo com a Academia de Ciências Médicas da Rússia a gripe do frango representa um perigo extremo. Se o vírus que a produz sofrer uma mutação poderá criar a pandemia mais mortífera que o planeta já viu. Especialistas russos em virologia garantem que a doença poderia acabar com 80% da população humana.
Até o momento, a gripe do frango parece estar sob controle. O problema é que vários países pararam de importar aves dos locais atingidos pela doença, o que vem causando enormes prejuízos à economia asiática. Entre as nações afetadas está Taiwan, ex-lar de Iruan. O ressabiado zeronauta, a estas alturas, já está cofiando a sua barba. Aí tem coisa, pensaram os mais paranóicos com toda a razão. A conspiração começa no exato instante em que as duas famílias entraram na Justiça de Taiwan. Os parentes orientais pediram a tutela de Iruan. A família brasileira queria sua repatriação.
Porém, mesmo em um caso polêmico que envolveu políticos e personalidades do país asiático, a Justiça de Taiwan decidiu, de maneira surpreendente, sempre a favor do pedido da avó brasileira de Iruan. Para deixar as coisas ainda mais estranhas, em junho de 2001, Rosa Leocádia Ergui foi a Taiwan numa tentativa de trazer o neto de volta.
Ela teve contato privado com o garoto por apenas duas horas, no quarto do hotel onde se hospedou. Apesar de morar com a avó desde que nasceu, Iruan não pronunciou uma palavra sequer com ela. Rosa Leocádia Ergui voltou sozinha. "A única reação dele foi derramar lágrimas. Eles fizeram uma lavagem cerebral no meu neto", declarou, na época, a avó brasileira de Iruan.
As peças do quebra-cabeça finalmente começam a se encaixar. Taiwan é um dos maiores exportadores de frango do mundo, um de seus concorrentes é justamente o Brasil. Com a gripe do frango, o país asiático viu uma parte de sua economia abalada. E os empresários brasileiros perceberam uma excelente oportunidade para ampliar seus negócios.
Taiwan precisava impedir que o Brasil se tornasse a nova referência galinácea mundial. Mesmo que para isso precisasse usar uma inocente criança no processo. O fato é que muito provavelmente Iruan deve estar infectado com o vírus da gripe do frango. Em muitos casos, o vírus H5N1 não atinge humanos, porém é mortal para as aves.
Em toda a euforia circense que pautou a volta de Iruan ao Brasil, nenhuma autoridade sanitária se preocupou em fazer um exame no menino. Ele era a arma perfeita que Taiwan precisava. Com o tempo os casos de gripe do frango devem começar a eclodir no Brasil. Não será uma mera coincidência se eles começarem no Rio Grande do Sul. Os diplomatas de Taiwan perderam a batalha, mas ardilosamente encontraram um meio de vencer a guerra.
A verdade está lá fora fazendo churrasco de vaca louca.
Considerações Finais:
1 - No dia 9 de fevereiro de 2004, após cinco horas de tentativas frustradas, choro e cenas de briga entre parentes e polícia diante das câmeras de televisão taiwanesas, o menino Iruan Ergui Wu deixou a guarda de seus parentes em Taiwan. Ele lutou muito e parecia não quer ser levado embora. Talvez, de maneira institiva, queria proteger seus parentes no Brasil.
2 - Iruan se continuasse em Taiwan pelas tradições locais se tornaria o reprodutor da família Wu, afinal era o último representante masculino da linhagem. Logo teria livre acesso a todas as suas primas. Ou seja, mesmo com a gripe do frango, ele continuaria cercado de galinhas.
O texto acima é uma obra de ficção e qualquer coincidência com pessoas ou terceiros é meramente acidental ou usada como forma de paródia.