A Conspiração dos Institutos de Pesquisa
Ninguém assiste a rede Globo!
O povo brasileiro foi recentemente surpreendido com uma CPI dos Institutos de Pesquisa, organizada pelo Senado Federal. Isto aconteceu devido ao gigantesco número de equívocos ocorridos nas pesquisas, que visavam apurar quem seriam os vencedores das eleições em 98. Perceba, impoluto leitor, que, como se sabe, no Brasil toda a vez que alguém deseja esconder a verdade ele realiza uma CPI.
Assim resolvemos vasculhar nossos arquivos implacáveis em busca de pistas para elucidar o mistério dos institutos de pesquisa. Já de início descartamos a hipótese bisonha de manipulação, até por que, na maioria das vezes, as pesquisas erraram em favor de situação e de oposição. Claro que essa idéia tinha sido incutida em milhares de mentes acéfalas de forma subliminar.
Entretanto continuariamos perdidos se não fosse uma obscura reportagem do jornal Folha de São Paulo, que, é evidente, não estava assinada. Na matéria havia a revelação de que o maior cliente do Ibope era ninguém mais ninguém menos do que a Rede Globo. Mais ainda: se a organização capitaneada por Roberto Marinho resolvesse abandonar o dito cujo instituto de pesquisa ele iria a falência.
A partir deste momento o óbvio, no qual tanto insistia Nelson Rodrigues, se descortinou perante nossos olhos. Basta analisar os fatos de forma lógica e cristalina para chegar a uma das revelações mais assombrosas dos últimos tempos: ninguém assiste a Rede Globo!
Como? Deve estar se perguntando o nosso obtuso leitor. Ora, se a Globo é o maior cliente do Ibope e se o instituto não pode perder essa conta sob pena de decretar falência, torna-se claro que todas as pesquisas de audiência são fraudulentas. Há muito tempo que ninguém mais assiste a rede Globo, ela já foi demolida pelas concorrentes ou pela popularização das TV a cabo. Mesmo assim as pesquisas insistem em indicar que a Globo é líder de audiência em todo o país.
Tudo isso graças ao Ibope, que manipula descaradamente os dados em favor do Sr. Roberto Marinho. Desta maneira quando chega a hora de vender espaços comerciais para os patrocinadores - o que realmente sustenta uma rede de televisão - a Globo aparece sempre em primeiro lugar, podendo cobrar um bom preço para a veiculação de propagandas.
Por isso que shows como o Programa do Ratinho ou o Leão Livre têm quase 100% de audiência. É isso que o povo gosta é isso que o povo quer. Ninguém mais sabe o que acontece, por exemplo, na novela das oito. Todo mundo faz comentários genéricos baseados nos resumos dos jornais.
Claro que a CPI não passa de um engodo visando encobrir a verdade. Ela está sendo feita apenas para desviar o foco da atenção para o que realmente importa. Não existe qualquer manipulação em pesquisas eleitorais. Especulamos se todos os diretores de institutos de pesquisas não se reúnem sexta-feira à noite para jogar pôquer e decidir, por sorteio, qual o candidato que vai estar na frente nas pesquisas de segunda.
Assim, a verdade permanece intocada e a Globo continua sendo líder de audiência, pelo menos nas pesquisas, pois, no mundo real, a situação é bem outra. Um bom exemplo seria o decadente Jornal Nacional. Enfim, se o SBT quiser abandonar a condição de eterno segundo lugar, basta comprar (literalmente) o Ibope. De nossa parte queremos apenas duas respostas: 1) Alguém já mesmo entrevistado pelo Ibope algum dia? e 2) Qual é mesmo o nome da novela das oito?
Considerações Finais
Recentemente o apresentador Carlos Massa, o Ratinho foi envolvido em acusações de fraude e teve, inclusive, de tirar o seu programa do ar. Cabe a pergunta: se ele não tem audiência por que a Globo quer destruí-lo a qualquer custo? Pense nisso...
A verdade está lá fora esperando ser entrevista pelo Ibope.
O texto acima é uma obra de ficção e qualquer coincidência com pessoas ou terceiros é meramente acidental ou usada como forma de paródia.