ZeroZen Files

A verdade sobre a URSAL

A ZeroZen recebe mensalmente inúmeros pedidos de investigação. Os nossos fãs (sic e sci-fi) sabem da nossa experiência em seguir as pistas ignoradas pela mídia cada vez mais tacanha. No auge das eleições de 2018, pediram que esta impoluta descobrisse a verdade sobre a URSAL. Demorou, mas a gente conseguiu chegar no fundo (mas bota fundo nisso) de mais uma inacreditável conspiração.

Mas, afinal de contas, o que significa URSAL. Tudo começou no dia 9 de agosto de 2018. O então candidato à presidência Cabo Daciolo fez uma pergunta a Ciro Gomes em um debate presidencial.

- O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que o senhor pode dizer aqui à nação brasileira sobre o plano Ursal, União das Repúblicas Socialistas Latino-Americanas?, questionou.

— Eu não sei o que é isso, não fui fundador do Foro de São Paulo. A democracia é uma delícia, uma beleza, dei por ela a vida inteira, e continuarei dando, mas ela tem custos, respondeu um evasivo Ciro.

A partir daí, a sigla repercutiu de forma inesperada na Web. Virou um meme de sucesso. Teve gente vendendo - com bastante lucro - camisetas da Ursal. Alguns aproveitaram para montar um time de futebol que teria Messi, Suárez e Neymar. Moral da história? O Cabo Daciolo (glória a Deuxx) ganhou o seu momento de fama e perdeu a eleição.

Porém, era preciso investigar mais sobre um tema tão polêmico. A Ursal estaria relacionada a uma nova ordem mundial que extinguiria as fronteiras de todo o continente latino americano e daria origem a uma única e imensa nação, a chamada “Pátria Grande”. Ou seja, todos os países americanos seriam transformados em uma imensa república socialista.

mapa.jpg (32946 bytes)

Meme ou conspiração?

Todavia, o primeiro registro da sigla data do ano de 2001. O termo aparece em um artigo escrito pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa, Ela hoje é professora universitária aposentada pela Universidade Estadual de Londrina. Maria Lucia também é autora do livro “O Voto da Pobreza e a Pobreza do Voto — a Ética da Malandragem” (1988).

Ainda assim, o escritor (sic) Olavo de Carvalho também citou a teoria conspiratória em um texto no jornal Diário do Comércio, em 2006. Pasmem, ele defendia que “a longo prazo, (a Ursal) só tornaria a América Latina ainda mais dependente dos bancos internacionais”.

Tudo indicava que era apenas mais uma loucura passageira da Internet. Algo sem qualquer base de credibilidade. Contudo, foi publicado um dossiê Ursal. Essa pérola da desinformação lista 100 motivos que supostamente explicam a vontade da esquerda (do PT, principalmente) de implantar um regime comunista. Acredite quem quiser: algumas evidências citadas pelos organizadores do dossiê são: a existência de agentes da KGB infiltrados no Brasil, como políticos e jornalistas para manipularem as informações que chegam à população; o fato do PSDB ser um partido socialista e que José Serra e Fernando Henrique Cardoso seriam marxistas e apoiadores da Revolução Cubana (?!); e que Lula já teria feito sexo com animais (?!).

Sério. É dose pra mamute. Quem escreveu essa lista não tem os anos de experiência da ZeroZen para deslindar os mais intrincados mistérios da humanidade. Infelizmente, é impossível ser humilde quando se é brilhante.

Antes de mais nada, é preciso descartar essa ideia estapafúrdia de que o PT iria criar um governo comunista. O partido ficou quase quatro mandatos no poder e sequer conseguiu mudar a cor da bandeira brasileira. Definitivamente, eles não eram culpados da tentativa de criar a URSAL. Então, restava a ZeroZen descobrir quem era o verdadeiro criminoso por trás dessa maligna conspiração.

E a resposta é tão simples quanto óbvia! Aliás, está na própria sigla! Sim, caro Zeronauta, faça a sua última caipirinha de vodca porque quem está por trás da invasão comunista é a Albânia! Por isso URSAL. O AL é de Albânia!!!

Embora hoje a Albânia seja parlamentarista, durante muitos anos foi socialista. Aliás, não se importava com eleições ou direitos humanos, tanto que sua capital se chama tirana...

Especulamos se não existam grupos dentro da Albânia com saudade dos tempos de socialismo. Por isso, trabalham em segredo para levar esse regime para outros lugares do mundo. O problema é que o país é muito pobre. Metade da população economicamente ativa acoplada ainda à agricultura e com um quinto trabalhando no exterior. Mais ainda: a Albânia tem uma taxa de desemprego elevada, corrupção no governo e avanço do crime organizado.

Exatamente por isso que a URSAL não vingou. A revolução comunista fracassou por falta de dinheiro. Eles precisam fazer uma rifa para comprar passagens para o Brasil. Para piorar, os aviões albaneses ainda são movidos à lenha. E como desgraça pouca é bobagem é difícil a comunicação entre os dois países. Na Albânia, o meio de comunicação mais avançado é o pombo correio. Porém os albaneses acabaram almoçando muito de seus telefones. A ameaça existe, a URSAL está caminho, mas enquanto a Albânia estiver usando todo o limite do seu cartão de crédito mais o cheque especial a América Latina pode dormir sossegada...

Fofox Murder

P.S. - A ZeroZen mandou um pombo correio em direção a Albânia com o texto dessa conspiração, mas ele ainda não retornou...

A verdade está lá fora esperando o tempo passar...

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina