X-Men - O Filme
Só existe uma verdade absoluta sobre a série de quadrinhos X- Men da Marvel: quanto mais super-poderes você dá aos seus personagens mais patéticos eles ficam. Foi assim nos quadrinhos. Não poderia ser diferente no cinema. X-Men O Filme tentar narrar uma história redondinha, a partir do samba do crioulo doido mutante criado pelo Stan Lee. Não dá nem para o início e logo o filme já mete os pés pelas mãos. O roteiro bagunça com as origens de vários personagens e, no geral, a personificação dos X-Men deixa bastante a desejar. Magneto e Vampira principalmente. Além disso no elenco feminino falta as beldades siliconadas dos quadrinhos.
Apesar de levar muito pouco a sério os quadrinhos o que pode ser uma vantagem o filme tenta se sustentar pelos efeitos especiais, já que a história é apenas ornamental e serve de fio condutor para explosões e pancadaria gratuita.
O diretor Bryan Singer que dirigiu antes Os Suspeitos e O Aprendiz( também com Sir Ian "Roscão" McKellen) não mostra grande habilidade na hora de filmar cenas de ação. X-Men tem algumas das lutas mais mal coreografadas dos últimos tempos. Parece coisa de seriado de TV.
O curioso foi que a produção do filme achou que aqueles uniformes esquisitos dos quadrinhos poderiam dar um tom meio Batman & Robin ao filme. Então se optou por um uniforme igual para todos os X-men. Isso obviamente descaracterizou os personagens, e pode ser interpretada como uma alegoria comunista....
(X-Men, EUA, 2000) Direção: Bryan Singer Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Ian McKellen, Magneto, Famke Janssen, Jean Grey, James Marsden, Halle Berry , Anna Paquin , Tyler Mane, Ray Park, Rebecca Romijn-Stamos, Bruce Davison. 92 min.