Água Para Elefantes
Água Para Elefantes é um filme soporífero, banal e previsível. É um roteiro que deveria ter ficado na gaveta das ideias idiotas. Se tem uma coisa que o mundo não precisa é de mais filmes retratando o mundo do circo. Pior ainda, passados na década de 30. Se você é um sujeito nostálgico, que sente saudade desse tempo, significa que está na hora de cogitar a ideia de morar em um asilo.
O filme começa com um idoso com mais de 90 anos (Hal Holbrook) completamente perdido em um circo. Apesar de estar quase sobrando o cabo da boa esperança, ele não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30. Claro que, como não tem mais nada para fazer, gosta de alugar as pessoas para contar histórias daquele período difícil da economia americana. Azar de quem estiver por perto...
Seu nome é Jacob Jankowski (Robert Pattinson). Ele é filho de imigrantes poloneses que sua vida ir por água abaixo, após a morte trágica dos pais. Subitamente, descobre que está pobre. Perdeu todo seu patrimônio na liquidação de dívidas familiares. Clichê total. Ou seja, você já viu isso antes e melhor.
Para piorar as coisas, Jacob sequer vai conseguir se formar no curso de veterinária. É... não tá fácil pra ninguém. Como não pode acessar a Internet e xingar muito no Twitter ou montar uma banda emo para ficar reclamando da vida, toma uma decisão inesperada. Resolve deixar todas as recordações no passado e caminhar até a cidade mais próxima.
Só que no meio do trajeto, encontra a trupe do circo Benzini Brothers comandado pelo implacável August (Christopher Waltz). A principal atração é a encantadora de cavalos Marlena (Witherspoon), esposa do dono. Então é lógico que o jovem moçoilo vai se apaixonar pela mulher do patrão. Clichê total. De novo, você já viu isso antes e melhor.
Aliás, essa é uma situação ridícula e improvável que o roteiro não consegue em nenhum momento dar o mínimo de credibilidade. Aliás, Jacob é contratado para cuidar de uma elefanta, que está sendo adquirida para o circo. E no início parece mais interessado na tromba da paquiderme do que no carisma da mocinha...
Em Água Para Elefantes o nível de atuação beira ao ridículo. A crítica condenou a atuação de Robert Pattinson (que esqueceu de desligar o modo Edward Cullen), mas deixou de notar que Reese Witherspoon está péssima. Ela se limita a desfilar no picadeiro, beber uísque e aguentar as crises emocionais de August. Até Christoph Waltz não consegue escapar da avalanche de clichês e afunda na mediocridade.
A história de amor contada em Água Para Elefantes é previsível e monótona. Mesmo com coadjuvantes de peso que pesam mais de uma tonelada, nada funciona. Muitos dizem que o filme, baseado no best seller homônimo de Sara Gruen, ficaria melhor se no final Jacob casasse com a elefanta....
(Water for Elephants, EUA, 2011) Direção: Francis Lawrence, Elenco: Robert Pattinson, Reese Whiterspoon, Christoph Waltz, Paul Schneider, Mark Povinelli, Richard Brake, Stephen Taylor, Ken Foree, Scott MacDonald, Sam Anderson, John Aylward, Jim Norton, Brad Greenquist, Hal Holbrook, Duração: 122 min.