Waking Life

Waking Life, dirigido por Richard Linklater, tem uma função essencial. Ele é o melhor IPI (Identificador de Pseudo-Intelectual) que existe. Ou seja, se em uma discussão sobre cinema em uma mesa de bar alguém começar a elogiar o filme é melhor você pagar a conta e sair correndo. O pseudo-intelectual é um ser abjeto, repulsivo e, para piorar, altamente grudento. O melhor a fazer é cortar essa pessoa das suas relações.

Em tese, Waking Life é sobre um jovem que não consegue acordar de um sonho e, como não tem nada melhor para fazer, resolve conversar sobre os vários estados da consciência humana. Claro que uma idéia dessas é coisa de jerico. Então para dourar a pílula o diretor Richard Linklater filmou tudo em película e depois transformou em desenho animado graças aos avanços da computação gráfica. E fazer isso não foi uma tarefa simples: cada minuto da edição final de Waking Life requereu dos animadores cerca de 250 horas de trabalho.

Infelizmente poucas coisas são mais pretensiosas e vazias do que Waking Life. A trama está recheada de diálogos tão profundos quanto um pires. É um filme cabeça para aquele tipo de gente que se acha superior ao resto da humanidade. O filme chegou a ser definido como um conjunto de "buscas, encontros, perdas, auto-justificativa humana, racionalidade, na tentativa de se encontrar e se justificar, uma bela síntese resumida num emaranhado lúcido e convincente espelho da sociedade". Quer dizer... nada pode ser mais pseudo-intelectual do que isso.

Curiosamente, em Waking Life os atores Ethan Hawke e Julie Delpy interpretam os mesmos personagem que fizeram em Antes do Amanhecer, também dirigido por Richard Linklater. Aliás, este é outro excelente IPI. De qualquer maneira, Waking Life é um excelente indutor ao sono. E é preferível sonhar os seus próprios sonhos a acompanhar a avalanche de estultices do filme.

Paulo Pinheiro

((Waking Life, EUA, 2001), Direção e Roteiro : Richard Linklater, Elenco: Julie Delpy (Celine - voz), Ethan Hawke (Jesse - voz), Guy Forsyth (Guy Forsyth), Timothy "Speed" Levitch, Louis Mackey, Steven Soderbegh) , Charles Gunning (voz), Peter Atherton (voz), Louis Black (voz), Trevor Jack Brooks (voz), Steve Brudniak (voz), John Christensen (voz), Richard Linklater, Adam Goldberg, Mona Lee, Duração: 97 min.

Voltar