Vôo United 93
Vôo United 93 é um filme sério. Mais do que isso: é severo, circunspecto, dirigido em um tom quase documental pelo cineasta inglês Paul Greengrass. De fato, o filme é mais compenetrado do que padre em prostíbulo.
O roteiro faz um relato sem pieguice dos acontecimentos ocorridos na manhã de 11 de setembro de 2001, em Nova York. O que começa como uma ensolarada manhã no aeroporto de Newark, termina em um dia fatídico que mudou toda a história da humanidade.
Os vôos em 11 de setembro estavam com um certo atraso, mas nada fora da rotina. O comandante do Vôo 93 da United Airlines, com destino a San Francisco, se preparava para decolar vôo. Poucos minutos depois de o avião estar no céu, o mundo viu algo sem precedentes.
Em pleno ar, quatro aviões norte-americanos são seqüestrados para atingir diversos alvos. Três deles conseguem: dois no World Trade Center e um no Pentágono. A história de Vôo United 93 é justamente um dos tantos exemplos de puro heroísmo ocorridos em 11 de setembro de 2001.
Os passageiros do Vôo United 93 resolveram reagir e tentar salvar suas vidas. Ao perceberem que seriam usados em ataque terrorista, partiram para o ataque. Na base da raça e superação tentaram impedir que o avião fosse possivelmente direcionado contra a Casa Branca.
O filme é uma recriação do que pode ter acontecido dentro da aeronave, baseado nos relatos de conversas feitas por celular entre os reféns na aeronave e os parentes das vítimas. Além disso, o filme contou com a consultoria de pessoas que estiveram próximas da tragédia, como controladores de vôo.
No fim das contas, Vôo United 93 tenta retratar com o máximo de honestidade um dos momentos mais trágicos da história dos Estados Unidos. Além de fazer uma obra sobre a velha escolha de viver como um covarde ou morrer como um herói. Apesar de que fica a impressão que se o Bruce Willis estivesse a bordo nada disso teria acontecido...
(United 93, EUA, 2006), Direção: Paul Greengrass, Elenco: Christian Clemenson, Trish Gates, Polly Adams, Cheyenne Jackson, Opal Alladin, Gary Commock, Nancy McDoniel, David Alan Basche, Richard Bekins, Susan Blommaert, Ray Charleson, Liza Colón-Zayas, Lorna Dallas, Denny Dillon, Triestre Kelly Dunn, Kate Jennings Grant, Peter Hermann, Tara Hugo, Marceline Hugot, Starla Benford, Joe Jamrog, Corey Johnson, Masato Kamo, Becky London, Tom O'Rourke, Simon Poland, Lewis Alsamari, Omar Berdouni, Jamie Harding, Duração: 111 min.